Executando verificação de segurança...
11

Docker-OSX é removido do Docker Hub após solicitação da Apple

A ferramenta foi desenvolvida pelo pesquisador de segurança conhecido como Sick.Codes, e possibilitava a virtualização do macOS em hardware não fabricado pela Apple, podendo ser executado em sistemas que suportam Docker, como Linux e Windows, sendo amplamente utilizado por desenvolvedores para testar softwares e por pesquisadores de segurança para explorar configurações e encontrar vulnerabilidades ou analisar malwares, com 750 mil downloads, 500 estrelas no Docker Hub e 40 mil no GitHub.

No pedido de remoção, com base na Lei de Direitos Autorais dos EUA, a Apple alega que o repositório “docker-osx” continha imagens do instalador do macOS, protegidas por direitos autorais, e que a reprodução desse conteúdo sem autorização constitui uma infração. Legalmente, as ações da empresa são justificadas, uma vez que o EULA do macOS permite o uso do sistema apenas em hardwares fabricados pela Apple.

Apesar disso, Sick.Codes declara que continuará sua pesquisa de segurança no ecossistema da Apple, enfatizando que o Docker-OSX é uma iniciativa de pesquisa de “boa fé”. Ele também relata que o projeto ainda está disponível no GitHub, mas agora apenas com o código-fonte e sem os binários do instalador, o que, segundo ele, deve evitar futuros pedidos de remoção.

Carregando publicação patrocinada...