Discord testa verificação de idade por escaneamento facial e documento de identidade
A iniciativa foi classificada pela empresa como um “experimento” e, por enquanto, está sendo aplicada no Reino Unido e na Austrália, em resposta a legislações locais que exigem medidas de proteção para crianças em plataformas online.
O processo de verificação será solicitado apenas para usuários que ainda não tenham comprovado a idade anteriormente na plataforma. Segundo o Discord, o sistema será ativado em situações específicas, como ao tentar acessar conteúdos classificados como sensíveis ou ao modificar as configurações que controlam a exibição desse tipo de material.
Nesses casos, uma janela solicitará permissão para uso da câmera do dispositivo, a fim de realizar a verificação facial, ou o envio de uma foto de um documento de identidade, por meio de um QR code que direciona o processo para o celular.
A empresa afirma que usuários que tiverem a idade verificada de forma incorreta poderão repetir o procedimento ou solicitar uma análise manual, além de poder recorrer caso tenham sido banidos de forma indevida.
Até o momento, não há informações sobre a possibilidade de expansão do recurso para outros países.