53% dos desenvolvedores Rust consideram-se proficientes na linguagem
O relatório State of Rust Survey 2024, uma pesquisa anual realizada em dezembro com a comunidade de desenvolvedores Rust, indica um aumento na produtividade dos usuários da linguagem.
Entre os mais de 13 mil participantes, 92,5% se identificam como usuários de Rust. Entre aqueles que ainda não adotaram a linguagem (aproximadamente 31%), a principal barreira mencionada foi a percepção de dificuldade, enquanto outros afirmam que ainda não tiveram oportunidade de utilizá-la.
Entre os usuários ativos, 53% utilizam Rust diariamente, um aumento de 4 pontos percentuais em relação a 2023. O percentual de desenvolvedores que afirmam conseguir apenas escrever programas simples caiu para 19,8%, ante 23,2% no ano anterior. Já 53,5% se consideram produtivos com Rust, comparado a 47% em 2023.
O Linux é o ambiente mais utilizado para desenvolvimento em Rust, citado por 73,7% dos respondentes, seguido por macOS (32,4%) e Windows (29,8%).
Os principais motivos para o uso da linguagem incluem a capacidade de desenvolver software praticamente livre de bugs (87,1%), alto desempenho (84,5%), segurança e confiabilidade do código (74,8%) e familiaridade prévia com Rust (21,2%, um aumento de 5 pontos percentuais). Além disso, 82% dos desenvolvedores afirmam que Rust ajudou suas empresas a alcançar seus objetivos. As aplicações mais comuns da linguagem estão no desenvolvimento server-side ou backends (53,4%), sistemas distribuídos (25,3%) e computação em nuvem (24,3%).
No entanto, alguns desafios ainda limitam a produtividade dos usuários, como o tempo de compilação, frequentemente apontado como um problema, suporte a debugging — considerado insatisfatório por muitos — e o alto consumo de espaço em disco dos artefatos do compilador.
Sobre a velocidade de evolução da linguagem, 57,9% dos respondentes estão satisfeitos com o ritmo atual, enquanto 25,6% gostariam de um avanço mais rápido. No entanto, 45,2% expressam preocupação de que Rust possa se tornar excessivamente complexo no futuro. Apesar disso, as preocupações com governança e suporte da Rust Foundation diminuíram, caindo de 28,2% para 22,8% em um ano.