Executando verificação de segurança...
1

Desenvolvedor questiona qualidade do código gerado pelo GitHub Copilot

Segundo um estudo realizado pela empresa, usuários do Copilot têm 56% mais chances de passar em testes unitários e escrevem 13,6% mais linhas de código sem erros.

Dan Cîmpianu, por outro lado, aponta que o estudo realizado pelo GitHub pode ter favorecido o Copilot, já que os participantes desenvolveram um aplicativo CRUD básico — um tipo de projeto comum em tutoriais, muitas vezes incluído nos dados de treinamento do modelo. Além disso, a definição de “erros de código” usada no estudo considerava apenas problemas de estilo ou avisos de linters, e não falhas funcionais que poderiam comprometer a execução do programa. O ganho reportado de 13,6% em linhas de código sem erros foi questionado, pois aparentemente corresponde a apenas duas linhas adicionais sem problemas de estilo.

Cîmpianu também destaca que, em outros estudos, o Copilot mostrou reduzir a qualidade do código. Um desses estudos revela que ferramentas de geração de código frequentemente cometem erros que podem levar a vulnerabilidades, com tempos médios de correção de 9,1 minutos para o Copilot e 8,9 minutos para o ChatGPT. Ele afirma que profissionais devem estar preparados para lidar com códigos inválidos em 10% das vezes e testar rigorosamente os resultados para evitar problemas.

Por fim, Cîmpianu argumenta que, se um desenvolvedor não é capaz de escrever código sem o auxílio de uma IA, então não deveria utilizá-la.

Carregando publicação patrocinada...
2

Mas todo mundo sabe que dificilmente alguns deles irão gerar código minimamente aceitável sem ajustes. Eu tenho copilot assinado na empresa para os devs que usam para auxílio apenas.

2

Eu vejo esse tipo de critica vindo de devs como egocentrismo, o cara não aceita que a ferramenta funciona e fica arrumando criticas, isso acontece com tudo de novo no mundo, até quando a televisão foi criada, tinha pessoas falando que o rádio era melhor.

Temos que aprender a usar as ferramentas a nosso favor e não ser contra elas por causa de favoritismo e egocentrismo.

Todos já devem ou conhecem um dev assim, o cara acha que só o que ele faz é aceitável ou se você fizer de um jeito diferente do dele (se for sênior ainda) até quer revisar o código e descredibiliza o amigo pleno ou júnior perante a empresa.

1

Nunca me adaptei com o uso de Copilot ou outras IA ao desenvolver software, tenho pessoas aqui na equipe que usam e estão indo bem, mas não funciona comigo, é como se alguém estivesse falando junto comigo me atrapalhando.

De todo modo, acho que usar IA para escrever o código e também escrever o teste automatizado me parece ter uma chance gigante de problemas.

Outra coisa que não consigo ver com bons olhos são os devs que estão se tornando amplamente dependentes de IA, ou seja, não as usam apenas para auxiliar no desenvolvimento, mas praticamente para tocar todo o projeto por eles. Gerando trechos de código que não são compreensíveis pelo programador por falta de habilidade técnica do profissional. Estes serão os primeiros a serem substituídos completamente pelas IA na medida que elas evoluírem, pois se comportam apenas como operadores de IA, e algum momento elas não dependerão dessa operatividade em projetos simples.