Desenvolvedor do uBlock Origin Lite remove extensão da loja do Firefox e critica revisões da Mozilla
Raymond Hill, criador do uBlock Origin Lite, removeu sua aplicação da loja do Firefox após críticas à Mozilla por realizar revisões consideradas “hostis”.
A empresa havia sinalizado todas as versões da extensão por supostas violações de suas políticas. Os revisores alegaram que a extensão coletava dados dos usuários e continha “código minificado, concatenado ou gerado por máquina”. Hill contestou as alegações, afirmando que “qualquer pessoa com conhecimento básico de JavaScript pode verificar que as acusações não fazem sentido”.
Em sua última mensagem em uma issue fechada no GitHub, Hill compartilhou um e-mail da Mozilla admitindo o erro e pedindo desculpas pela falha. No entanto, ele decidiu remover a extensão da loja e transferi-la para uma versão auto-hospedada. Agora, os usuários que desejam continuar utilizando o uBlock Origin Lite no Firefox devem baixar a versão mais recente diretamente do GitHub.
Vale destacar que o uBlock Origin original para Firefox continua disponível e com suporte. A versão Lite, por sua vez, foi desenvolvida com base no Manifest V3, oferecendo uma solução mais leve e eficiente em termos de uso de processador e memória. Hill recomenda a migração para o uBlock Origin Lite em razão das futuras restrições do Chrome, que deverá sinalizar a extensão como não suportada.
Ao contrário do Chrome, a Mozilla não planeja descontinuar extensões baseadas no Manifest V2 em um futuro próximo.