Desenvolvedor anuncia plataforma de código aberto concorrente do TikTok para fediverso
Chamado de Loops, o aplicativo permite o compartilhamento de vídeos curtos em loop e foi projetado para o fediverso, ecossistema de redes sociais federadas e descentralizadas. A plataforma está sendo desenvolvida por Daniel Supernault, também criador do Pixelfed, alternativa federada ao Instagram, e encontra-se em fase inicial, com inscrições abertas para novos usuários.
Embora o Loops ainda não esteja integrado ao protocolo ActivityPub, que permite interoperabilidade com outras redes do fediverso, como Mastodon e Pixelfed, essa integração está em desenvolvimento. Quando finalizada, a compatibilidade com ActivityPub permitirá aos usuários do Loops interagir com outras plataformas federadas, posicionando o Loops como parte do social web aberto. A abertura do código também está planejada futuramente.
Ao contrário das redes tradicionais, o Loops se compromete a não vender dados de usuários a anunciantes nem utilizar conteúdos para treinar modelos de IA. Os usuários mantêm total propriedade sobre seus conteúdos, concedendo apenas permissão para que o Loops os utilize internamente na plataforma. O financiamento será obtido por meio de doações de usuários em plataformas como Patreon, Open Collective e Liberapay, além de um subsídio que financiará o desenvolvimento durante o primeiro ano.
Destinado a usuários a partir de 13 anos, o Loops permitirá funcionalidades como seguir outros usuários, curtir, comentar e compartilhar vídeos. O sistema de moderação utiliza um “índice de confiança” dos usuários, no qual conteúdos de pessoas com baixa confiança serão revisados antes da publicação, e o índice também servirá para ocultar comentários problemáticos e aplicar avisos de conteúdo. A integração completa com Pixelfed e Mastodon, com recursos de compartilhamento de perfis e possibilidade de seguir usuários dessas plataformas, está em desenvolvimento.
Para aqueles interessados em testar o aplicativo, o Loops oferece um APK para Android, enquanto a versão para iOS será disponibilizada inicialmente via TestFlight. Uma versão web também está nos planos futuros.