Executando verificação de segurança...
1

Consumo de energia do ChatGPT é inferior ao estimado, segundo estudo

Uma estatística amplamente citada sugere que o ChatGPT consome cerca de 3 watts-hora de energia para responder a uma única pergunta, o que representaria um consumo dez vezes maior do que o de uma pesquisa no Google.

No entanto, uma análise conduzida pela Epoch AI, utilizando o GPT-4o — modelo de linguagem mais recente da OpenAI — como referência, indica que o consumo médio por consulta é de aproximadamente 0,3 watts-hora. Esse valor é inferior ao gasto energético de uma lâmpada de 10 watts acesa por cinco minutos, de um notebook ligado pelo mesmo período ou de um micro-ondas operando por 30 segundos, por exemplo.

De acordo com o analista Joshua You, a estimativa original de 3 watts-hora foi calculada em uma época em que a OpenAI utilizava chips mais antigos e menos eficientes. A nova análise, no entanto, não inclui o consumo adicional gerado por funcionalidades como geração de imagens e processamento de textos longos, que provavelmente exigem mais eletricidade do que consultas simples.

Ainda assim, You acredita que, no futuro, o consumo energético dos modelos de IA crescerá à medida que lidarem com tarefas mais complexas e em maior escala. Para usuários preocupados com esse impacto, ele sugere o uso moderado desses sistemas ou a adoção de modelos mais eficientes, como o GPT-4o mini.

Carregando publicação patrocinada...
2

Mas o consumo de energia total já consumida bate os 14%, isso não é uma estimativa. Clar oque virão novas tecnologias que serão mais eficiente que o ChatGPT, mas as estimativas eram que a IA iria consumir bem mais de 99% da energia do mundo, ou seja, teríamos que multimplicar pelo mos por 100, 200 ou mais vezes o que produzimos hoje, provalemente só com fusão nuclear.

Nós só estamos brincando com a IA, pense em todos os dispositovos do mundo com IA fazendo todas as tarefas que ela pode fazer no lugar do humano, até mesmo simulando sexo, por mais que se ache algoritmos altamente eficientes e o hardware se torne mais econômico em energia, o probloema de como produzir energia suficiente ainda é enorme, até porque a aplicação da IA é virtualmente infinita, sempre poderemos fazer algo novo com ela.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

1

Não acredito nos dois. Acho que a IA consumir pra caramba é exagero do pessoal se não nem seria viavel existir IA. Mas também tem sim um certo consumo exagerado que acho que não é o mesmo de uma lampada ligada.

Eu acredito que o valor se aproxima do custo da API, por mais que subsidiem, isso sempre tem um limite. E até acho que só subsidiam o site, que o custo da API é bem realista porque quando você consome mesmo vai uma grana boa embora.