Comissão Federal de Comércio dos EUA registra queda de 67% em reclamações sobre chamadas de telemarketing
Em 2024, o órgão recebeu 1,1 milhão de reclamações, uma queda em relação aos 1,2 milhão de 2022 e aos mais de 3,4 milhões registrados em 2021.
As chamadas indesejadas relacionadas a questões médicas e prescrições lideraram as reclamações dos consumidores, com mais de 170 mil registros até 30 de setembro de 2024. Em segundo lugar, figuraram relatos sobre impostores, totalizando mais de 158 mil queixas. As chamadas sobre redução de dívidas ocuparam o terceiro lugar, seguidas por reclamações relacionadas a energia, energia solar, serviços públicos, melhorias residenciais e limpeza de casas.
A FTC atribui essa redução a ações rigorosas contra chamadas indesejadas de telemarketing e ao impacto do serviço “National Do Not Call Registry” (DNC), projetado para bloquear chamadas de vendas indesejadas de empresas que seguem a lei. O registro, que permite aos consumidores cadastrar seus números para evitar chamadas não autorizadas, atingiu 254 milhões de inscrições em setembro de 2024. De acordo com as regras, empresas de telemarketing devem atualizar suas listas de contatos e remover números inscritos no DNC a cada 31 dias.