Comissão Federal de Comércio dos EUA acusa empresas de redes sociais e streaming de coleta massiva de dados
Ao todo, foram nove empresas investigadas durante quatro anos, incluindo Amazon (Twitch), Meta (Facebook), YouTube, X (Twitter), Snap, TikTok (ByteDance), Discord, Reddit e WhatsApp, acusadas realizar uma coleta massiva de dados de usuários e visitantes não registrados, dentro e fora de suas plataformas, além de reter os dados indefinidamente e adotar práticas de proteção inadequadas.
O relatório destaca que essas companhias lucram bilhões de dólares anualmente com a venda de espaços publicitários baseados nos dados dos usuários, que também são utilizados para treinar modelos de IA, sem a possibilidade dos usuários revisarem, corrigirem ou excluírem essas informações.
Outra preocupação levantada pela FTC é a ausência de distinção entre adolescentes e adultos na coleta de dados, com as plataformas tratando os jovens da mesma forma, sem fornecer proteções adicionais, mesmo após os 13 anos, idade limite para a proteção pela Lei de Proteção à Privacidade Infantil (COPPA).
Entre as medidas propostas pela FTC estão a limitação da coleta de dados, eliminação de tecnologias invasivas de rastreamento, implementação de controles mais transparentes para os usuários e um tratamento diferenciado para adolescentes.
No entanto, a agência ressalta que uma regulamentação federal abrangente de privacidade é necessária, visto que a autorregulação das empresas tem se mostrado ineficaz.