Executando verificação de segurança...
2

Cloudflare mitiga ataque DDoS recorde de 5,6 Tbps

A Cloudflare anunciou a mitigação de um ataque DDoS recorde, que atingiu um pico de 5,6 Tbps em 29 de outubro. O ataque, baseado no protocolo UDP, foi conduzido por uma rede de 13 mil dispositivos comprometidos e teve como alvo um provedor de serviços de internet (ISP) no Leste Asiático. Apesar da magnitude, o ataque não causou impacto no alvo nem gerou alertas, já que sua detecção e mitigação foram realizadas de forma totalmente autônoma e automatizada.

Um ataque volumétrico anterior, também relatado pela Cloudflare no início de outubro de 2024, chegou a 3,8 Tbps, durou 65 segundos e detinha o recorde até então. A empresa observa que, no quarto trimestre de 2024, a frequência de ataques DDoS superiores a 1 Tbps aumentou significativamente, com um crescimento trimestral de 1.885%. Além disso, os ataques que ultrapassaram 100 milhões de pacotes por segundo (pps) cresceram 175%, sendo que 16% desses atingiram a marca de 1 bilhão de pps.

A Cloudflare destaca a crescente efemeridade dos ataques DDoS, que estão se tornando curtos a ponto de tornar inviável a intervenção humana. Aproximadamente 72% dos ataques DDoS baseados em HTTP e 91% dos ataques de camada de rede duraram menos de 10 minutos. Isso reforça a necessidade de soluções de proteção DDoS totalmente automatizadas, sempre ativas e em linha, para lidar com ameaças de alta velocidade e curta duração.

Os principais alvos identificados estavam nos setores de telecomunicações, provedores de serviços e operadoras, internet, marketing e publicidade.

Carregando publicação patrocinada...