Cientistas chineses realizam primeiro ataque quântico bem-sucedido contra algoritmos avançados de criptografia
O grupo utilizou o D-Wave Advantage, dispositivo originalmente voltado para aplicações práticas não criptográficas, para explorar o quantum annealing, uma técnica que permite resolver rapidamente problemas matemáticos complexos ao encontrar o estado de energia mais baixo de um sistema. Com isso, o dispositivo consegue superar barreiras energéticas intransponíveis para métodos convencionais.
A equipe testou o computador contra algoritmos como Present, Gift-64 e Rectangle, representativos da estrutura SPN (Substitution-Permutation Network), base de padrões avançados de criptografia, como o AES, amplamente utilizado em sistemas militares e financeiros.
Apesar do avanço, os pesquisadores apontaram limitações, como interferência ambiental e hardware subdesenvolvido, e a dificuldade de criar um método de ataque universal para múltiplos sistemas criptográficos.
Embora o computador quântico ainda não tenha quebrado criptografias específicas, ele demonstrou um potencial superior a qualquer tentativa anterior. Isso sugere que, com o progresso da tecnologia, ataques quânticos mais potentes possam surgir, colocando em risco sistemas de criptografia amplamente utilizados.
Os cientistas consideram essa possibilidade uma ameaça “real e substancial” para setores como o financeiro e militar.
Atualização 22/10/2024 22:18
Segundo um leitor da Newsletter, pesquisador em computação quântica e que trabalha diretamente com a D-Wave, a máquina possui limitações e não teria potência suficiente para comprometer esse nível de segurança.