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Cientistas chineses desenvolvem “injeção” que prolonga vida útil de baterias

Normalmente, as baterias de íons de lítio perdem eficiência ao longo do tempo devido à redução do suprimento de íons de lítio ativos, o que limita sua capacidade de carga e descarga. Em veículos elétricos, por exemplo, a vida útil de uma bateria típica gira em torno de 1.500 ciclos de carga antes de sofrer degradação, apesar de outros componentes ainda funcionarem normalmente.

Para solucionar esse problema, uma dupla de cientistas chineses desenvolveu uma molécula transportadora de lítio que pode ser injetada diretamente na bateria para restaurar a quantidade de íons ativos. Após quatro anos de pesquisa, a equipe identificou o triflato de lítio como a molécula ideal, destacando-se pelo baixo custo, facilidade de síntese e compatibilidade com diferentes tipos de bateria.

Os testes foram conduzidos em baterias de fosfato de ferro-lítio, amplamente utilizadas em veículos elétricos, que normalmente duram cerca de 2 mil ciclos de carga. Com a aplicação da nova tecnologia, as baterias mantiveram seu desempenho original mesmo após 12 mil ciclos. Isso significa que um carro elétrico carregado duas vezes por dia poderia ter uma bateria com vida útil de até 18 anos sem perda significativa de desempenho. Em comparação, uma bateria convencional perderia 30% da capacidade em apenas 2,7 anos sob o mesmo padrão de uso.

O avanço abre caminho para baterias mais sustentáveis, reduzindo a geração de resíduos e os impactos ambientais. Os cientistas já estão ampliando a produção da molécula e estabelecendo parcerias com empresas internacionais de baterias para acelerar sua comercialização.

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