Executando verificação de segurança...
3

Cientistas britânicos convocam moradores a reciclar eletrônicos inutilizados para enfrentar escassez de cobre no Reino Unido

Os componentes incluem cabos antigos, carregadores de telefone e outros equipamentos eletrônicos não utilizados que muitas vezes são descartados ou armazenados em armários e gavetas.

Uma pesquisa estima que há aproximadamente 823 milhões de itens tecnológicos não utilizados ou quebrados escondidos em lares britânicos, os quais podem conter mais de 38 mil toneladas de cobre, incluindo 627 milhões de cabos. Essa quantidade seria suficiente para fornecer 30% do cobre necessário para a transição planejada do Reino Unido para uma rede elétrica descarbonizada até 2030, uma vez que o material é crucial para o desenvolvimento de energia solar e eólica, além de veículos elétricos.

Especialistas alertam que a demanda por cobre está superando a produção, impulsionada em parte por projetos de energia sustentável e pela crescente adoção de carros elétricos. Além disso, o processo de mineração pode acarretar consequências ambientais e sociais devastadoras. Estima-se que o mundo enfrentará uma escassez severa de cobre nos próximos cinco a dez anos, com uma taxa de crescimento da demanda entre 2,5% e 3% ao ano.

Os cabos representam um dos maiores desafios relacionados aos resíduos eletrônicos no Reino Unido. A pesquisa indica que, em média, os lares britânicos possuem 23 cabos, cada um contendo pelo menos 20% de cobre, e apenas esses cabos poderiam contribuir com pouco mais de 3 mil toneladas do metal.

Para atender à demanda necessária para a construção de turbinas eólicas e painéis solares até 2030, seriam necessárias 347 mil toneladas de cobre.

Carregando publicação patrocinada...