Executando verificação de segurança...
2

Cidade do Rio Grande do Sul receberá 3 bilhões de reais em investimentos para sediar primeiro distrito industrial de data centers do Brasil

A cidade escolhida foi Eldorado do Sul, resultado de um acordo entre o governo estadual e a Scala Data Centers. O projeto tem como objetivo posicionar o país como um polo de desenvolvimento em IA.

A "cidade dos data centers", ou Scala AI City, será construída em uma área estratégica da Região Metropolitana de Porto Alegre, conhecida por sua segurança contra desastres naturais, oferta abundante de energia elétrica e capacidade imobiliária que permitirá uma expansão contínua nas próximas décadas.

O empreendimento também se beneficiará de uma infraestrutura de conectividade de baixa latência, além de uma localização estratégica para integração com grandes hubs globais, incluindo a futura conexão com o cabo submarino Malbec, que liga São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires, com previsão de passar pela capital gaúcha, oferecendo uma vantagem competitiva.

A capacidade inicial de TI da Scala AI City será de 54 MW, cerca de sete vezes maior que a dos data centers atualmente instalados na Grande Porto Alegre, e superior à capacidade dos mercados da Argentina e do Uruguai. O potencial de expansão pode chegar a 4.750 MW, distribuídos em mais de 7 milhões de metros quadrados.

O projeto usará o design “FutureProof”, permitindo a instalação de racks que suportam cargas de trabalho intensivas, como o treinamento de IA, com capacidade superior a 150 kW, comparado aos 20 kW típicos de outros usos. Será utilizado também o sistema de liquid cooling, que oferece maior eficiência energética.

A sustentabilidade será um dos pilares centrais, com uso de 100% de energia renovável certificada e tecnologias avançadas para minimizar o impacto ambiental. Graças ao clima mais ameno do sul do Brasil, os data centers terão maior eficiência energética, com um PUE (Power Usage Effectiveness) não superior a 1.2 — o mais baixo da América Latina — e um WUE (Water Usage Effectiveness) de zero, sem uso de água nos sistemas de refrigeração.

Carregando publicação patrocinada...