China lança tecnologia alternativa ao HDMI e DisplayPort
O General Purpose Media Interface (GPMI), criado pela Shenzhen 8K UHD Video Industry Cooperation Alliance — um consórcio chinês formado por mais de 50 empresas —, foi criada para suportar resolução 8K enquanto reduz a quantidade de cabos necessários, integrando transmissão de dados e energia em uma única conexão.
O novo padrão apresenta duas versões. A Tipo C oferece largura de banda de 96 Gbps — mais que o dobro da capacidade do USB4 e Thunderbolt 4 — com transmissão de energia de 240 watts, equivalente ao padrão USB-C Extended Power Range. Já a versão Tipo B alcança 192 Gbps de banda e 480 watts de energia, suficiente para energizar notebooks gamers, mas ainda insuficiente para sistemas com uma RTX 5090 e um monitor 8K, por exemplo.
Com a tecnologia, donos de notebooks gamers poderão utilizar um único cabo para energia e transmissão de vídeo, enquanto setups de TV e streaming se tornariam mais simples, com um único cabo substituindo múltiplas conexões. O padrão também inclui funcionalidade similar ao HDMI-CEC, permitindo controlar vários dispositivos com um único controle remoto.
Atualmente, apenas USB-C e Thunderbolt oferecem transmissão simultânea de vídeo e energia.