Executando verificação de segurança...
2
Carregando publicação patrocinada...
2

Eu vi essa notícia e vim aqui procurar no Tabnews pra poder colocar minha opinião sobre:

Antes de se perguntar: "ué, por quê não fizeram com Go então?", pense o seguinte...

Todo projeto de software tem escopo, prazo e custo.

Ao se tornar um engenheiro de software, você deveria se preocupar com esses pontos pois eles irão determinar se um projeto vai pra frente ou não.

Já quanto ao ChatGPT, ele provavelmente já tinha um escopo bem-definido, e considerando que ao aumentar o escopo aumenta-se também o prazo e o custo, é necessário buscar maneiras de trazer economia ou corte de custos ao projeto, e um grande exemplo pra isso é criando uma facilidade na contratação.

Pyhon pode ter uma maior popularidade, também existem mais profissionais com conhecimentos dessa tecnologia, logo é um pouco mais fácil encontrar profissionais capacitados e isso pode cortar custos de contratação e prazo para encontrar essas pessoas, sem contar que teremos mais pessoas para trabalhar no projeto, o que também diminui o tempo.

Fonte: StackOverflow developer survey

Dessa forma também, pensando no desenvolvimento do produto em si, é normal que se precise de um time de cientistas de dados capacitados, e a comunidade científica de estatística, por exemplo, tem muito mais afinidade com Python do que a maior parte das outras linguagens utilizadas hoje em dia, então digamos que na torre de babel que hoje é o mundo de ciência de dados, Python é em boa parte dos casos, uma linguagem universal.

Fonte: ufc.br

Agora, o mais importante até aqui:

No mundo de tecnologia, nós temos que tomar decisões técnicas importantes, sabendo tomar riscos calculados e apresentando as melhores opções para os projetos que estamos inseridos, pois essa é uma forma de não só fazer um bom trabalho, como conseguir manter os projetos e empresas os quais estamos.

É muito legal ver como uma tecnologia é diferente da outra e como elas podem ser impressionantes, como no caso do Go, sendo 17 vezes mais rápida que Python no exemplo acima, mas isso não é e não pode ser tudo. Olhar para as tecnologias de uma forma purista sem entender o contexto no qual ela será utilizada pode nos impedir de seguir adiante com nossos projetos, ter conhecimento técnico é indispensável mas o conhecimento do negócio é um diferencial imenso dentro do mercado de trabalho.

Muito obrigado por ler até aqui, e aguardo seus comentários para agregarmos conhecimentos e discussões saudáveis.