CEO do MongoDB afirma que empresa está ganhando terreno contra PostgreSQL
Segundo Dev Ittycheria, os resultados financeiros do segundo trimestre, que superaram as expectativas com um aumento de 13% na receita, totalizando 472,1 milhões de dólares, foram parcialmente impulsionados por vitórias competitivas sobre o PostgreSQL.
Ele destaca que, embora o PostgreSQL tenha se tornado o banco de dados mais popular entre desenvolvedores profissionais no ano passado, segundo uma pesquisa do Stack Overflow, o MongoDB oferece um esquema muito mais flexível, capaz de armazenar documentos em um formato semelhante ao JSON, algo benéfico para aplicações que evoluem ao longo do tempo e que precisam lidar com grandes conjuntos de dados de forma mais eficiente.
Ittycheria também ressalta que o PostgreSQL, com seus 40 anos de existência, se beneficia da migração de usuários do Oracle, SQL Server e MySQL, tornando-se mais consolidado no mercado de bancos de dados relacionais. No entanto, ele questionou se os usuários que migram para o PostgreSQL fazem isso apenas por familiaridade com bancos de dados relacionais.
Apesar das afirmações do CEO, o PostgreSQL ultrapassou o MongoDB no ranking do DB-Engines em 2017, com a diferença entre os dois se ampliando desde então. Na pesquisa mais recente do Stack Overflow, o PostgreSQL é utilizado por 52% dos desenvolvedores.
Em maio, a valorização do MongoDB caiu até 25% após a empresa reduzir suas expectativas de crescimento de receita para o restante do ano, o que decepcionou os investidores.