Executando verificação de segurança...
16

CEO do GitHub defende que programação deveria ser ensinada em todas as escolas

Para Thomas Dohmke, programar é uma habilidade tão essencial quanto alfabetização e matemática, e deveria fazer parte do currículo escolar. Segundo ele, a única razão para isso ainda não ter acontecido é que a sociedade demorou a reconhecer a real importância da programação.

Dohmke também destaca que, com o avanço da IA, o aprendizado se tornou mais acessível, permitindo que iniciantes evoluam mais rapidamente.

Apesar das ferramentas serem recentes, o executivo acredita que a mentalidade necessária para usá-las da melhor forma é algo que já existe há muito tempo. Para profissionais da área, ele recomenda manter a curiosidade ativa e aproveitar todos os recursos disponíveis para seguir aprimorando suas habilidades, além de continuarem estudando.

Carregando publicação patrocinada...
3

Eu estava refletindo sobre isso esses dias, seria de fato interessante, existem muitos recursos e informações na internet, mas levar para as escolas, acredito que possa despertar novas habilidades e interesses. Hoje em dia se você não tem isso na escola, ou alguém vai te apresentar o mundo da programação ou você vai acabar conhecendo sozinho. Eu mesmo não conhecia nada sobre dev, na minha família não tem ninguém da área, eu só fui conhecer por curiosidade, em vídeos, artigos.

1

Então eu como estudando do ensino médio que gosta de programar já faz bastante tempo, os cara sequer se ligar sobre fazer essas atividades só copiam e colam, então alem da escola tambem agora to no curso de desevolvimento de sistemas da Etec principalmente para estágio

1

Você tem matéria de programação no ensino médio? Que interessante! Seria escola particular ou pública (perdão a pergunta). Então pelo seu comentário, algumas pessoas não ligam muito para a aula? Acredito que isso seja natural, mesmo não concordando, nem todo mundo gosta de matemática ou história, por exemplo. Mas o importante é estar inserido, ter contato.

1

Como eu sempre digo, se o CEO ou alguém com cargo de porta voz em alguma empresa fala em público sobre algo e um assunto e um viés que interessa à empresa, eles nao estão pensando na sociedade e bem da humanidade, só em como eles podem lucrar mais.

Principalmente em alguns países o que precisa ensinar direito é comunicação e expressão e matemática, incluindo financeira. Depois outras ciências que possam ajudar treinar as duas primeiras, dar conheimento geral e quem sabe ser útil algum dia. Cçaro que entre as ciências, as sociais também interessam, e acho que deve ensinar filosofia, sociologia e psicologia, o básico para qualquer ser humano viver melhor em sociedade e entender como as pessoas, incluindo ela, funcionam. Também além de história em geografia entre as ciências sociais deve-se aprender um pouco sobre política e cidadania, incluindo introdução ao direito.

Outra coisa que falta em alguns países como o nosso é aulas optativas de diversas atitividades, e no momento certo programação pode ser uma delas, porque todas essas atividades é para desperatar a pessoa para alguma profissão, então tem que ser bem amplo o leque de opções.

Ensinar programação para crianças e adolescentes é cortina de fumaça, assim como já tem estudos que mostram que o uso do computador, interente e outras ferramentas modernas atrapalham o aprendizado. Isso só é feito por burocratas marketeiros não por educadores. Bem a educação tem vários outros problemas até entre educadores, e nem estou falando da base.

Colocar isso só para ter mais gente para vender certas ferramentas não é uma boa ideia.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

1