CEO da divisão de IA da Microsoft discorda de Sam Altman sobre inteligência artificial geral (AGI)
Para Mustafa Suleyman, é inviável alcançar essa tecnologia com o hardware disponível atualmente, em contraste com a visão de Altman. Para Suleyman, esse objetivo pode levar até dez anos para se concretizar.
Suleyman também diferencia a AGI da “singularidade”. Segundo ele, a singularidade é um sistema exponencialmente recursivo de autoaperfeiçoamento que evolui muito além de qualquer forma de inteligência humana, enquanto a AGI refere-se a um sistema de aprendizado de propósito geral capaz de apresentar um desempenho equivalente ao humano em diversos ambientes de treinamento. Ele acredita que é possível desenvolver sistemas que aprendam a operar bem em uma ampla gama de cenários, mas isso não implica necessariamente alcançar a AGI, nem significa a chegada à singularidade.
De acordo com Suleyman, os sistemas de IA atuais já são capazes de realizar grande parte do trabalho baseado em conhecimento humano, e essa tendência deve se intensificar nos próximos cinco a dez anos. Ele enfatiza que sua prioridade é criar sistemas úteis para a humanidade, em vez de buscar o desenvolvimento teórico de uma superinteligência.