CATL, maior fabricante de baterias do mundo, anuncia avanços para veículos elétricos
A CATL revelou uma nova versão de sua bateria Shenxing, que agora é capaz de fornecer até 520 quilômetros de autonomia com apenas cinco minutos de recarga. Em comparação, a BYD havia prometido adicionar 400 quilômetros no mesmo intervalo de tempo. O sistema também alcança uma velocidade máxima de carregamento de 1,3 megawatts. Mesmo sob temperaturas de -10 °C — condição em que o carregamento costuma ser bem mais lento —, a bateria Shenxing é capaz de ir de 5% a 80% de carga em apenas 15 minutos.
Outro destaque foi a apresentação da Naxtra, uma bateria de íons de sódio que promete oferecer cerca de 200 quilômetros de autonomia em veículos híbridos e até 500 quilômetros em modelos totalmente elétricos. A empresa aposta que essa tecnologia pode substituir até metade do mercado atualmente dominado pelas baterias de fosfato de ferro-lítio.
Além disso, a CATL apresentou uma nova bateria de “dupla potência”, que combina uma célula de carregamento rápido com um pacote auxiliar independente para ampliar desempenho e alcance. Segundo a fabricante, essa solução é capaz de entregar até 1.500 quilômetros de autonomia com uma única carga, sendo comparada a uma aeronave equipada com motores duplos.