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Carta enviada à Comissão Federal de Comércio dos EUA solicita que dispositivos inteligentes tenham informações claras sobre a duração do suporte

Os representantes pedem "orientações claras" sobre o software integrado que, segundo o documento, faz com que as funcionalidades de um dispositivo dependam do software embutido que se conecta aos servidores do fabricante, argumentando que isso está prejudicando os consumidores com "práticas injustas e enganosas", como a imposição de funcionalidades atrás de uma assinatura ou a tornar dispositivos já adquiridos inutilizáveis, o que pode comprometer a posse do produto pelos proprietários.

A carta compara a perda de funcionalidades em dispositivos adquiridos a uma "morte por mil cortes", destacando que, além da perda de funcionalidades críticas, esses aparelhos podem sofrer uma redução em seu valor de revenda quando suas capacidades são alteradas após a compra. Dispositivos prejudicados ou desativados devido a atualizações de software também foram citados.

Entre as sugestões para a FTC, a carta recomenda exigir a "divulgação de um tempo mínimo garantido de suporte na embalagem do produto" e que as empresas "planejem e divulguem ao consumidor seus planos tanto para atualizações de segurança quanto para recursos de engenharia e nuvem antecipados para manter um produto funcional até uma certa data", que pode ser estendida.

Além disso, é solicitado que as empresas assegurem que a funcionalidade essencial de um produto continue operando mesmo que a conexão com a internet falhe ou o software deixe de ser atualizado.

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