Carros elétricos podem demorar mais do que previsto para substituir veículos a gasolina, segundo projeção
Estima-se que 1,2 milhão de veículos elétricos sejam vendidos nos Estados Unidos até o final deste ano, um aumento em relação ao 1 milhão vendido no ano passado. No entanto, isso representa apenas 9% do total de veículos vendidos, abaixo da previsão anterior de 12%.
O carregamento continua sendo um grande obstáculo para muitos consumidores, que hesitam em investir em um carro elétrico se não tiverem confiança na capacidade de mantê-lo devidamente carregado.
A experiência de carregamento também apresenta desafios, onde proprietários que vivem em casas e podem instalar carregadores domésticos têm uma vantagem em relação àqueles que dependem de estações de carregamento públicas, consideradas pouco confiáveis.
Outro fator limitante é o preço médio de compra de um carro elétrico, que em julho foi de 56 mil dólares, em comparação com 48 mil dólares para veículos a gasolina.
Além disso, a depreciação dos veículos elétricos é uma preocupação, uma vez que modelos mais antigos tendem a perder valor mais rapidamente que carros convencionais a gasolina, com alguns perdendo até 50% de seu valor de revenda em apenas um ano. Entretanto, veículos elétricos mais novos, com maior autonomia, têm mostrado uma depreciação menos acentuada.