Carros autônomos da Waymo reduzem danos materiais e corporais no trânsito
Um estudo realizado pela Waymo, em parceria com a seguradora Swiss Re, analisou reivindicações de responsabilidade relacionadas a colisões durante 40,7 milhões de quilômetros percorridos por veículos totalmente autônomos da empresa em quatro cidades dos EUA. Os dados foram comparados a uma base de referência de motoristas humanos, construída a partir de mais de 500 mil reivindicações e 300 bilhões de quilômetros analisados pela Swiss Re.
Os resultados demonstraram que os veículos da Waymo apresentaram uma redução de 88% nas reivindicações por danos materiais e de 92% nas reivindicações por danos corporais. Durante os 40,7 milhões de quilômetros avaliados, os carros da Waymo estiveram envolvidos em apenas nove reivindicações de danos materiais e duas de danos corporais. Em contraste, um motorista humano médio percorrendo a mesma distância teria, em média, 78 reivindicações de danos materiais e 26 de danos corporais.
Mesmo ao serem comparados a veículos novos equipados com tecnologias de segurança avançadas, como frenagem automática de emergência, assistência de permanência em faixa e detecção de ponto cego, os carros da Waymo se destacaram. O sistema de direção autônoma apresentou uma redução de 86% nas reivindicações por danos materiais e de 90% nas reivindicações por danos corporais em relação a esse grupo.