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Califórnia sanciona lei que poderá exigir carregamento bidirecional em veículos elétricos no futuro

O governador Gavin Newsom assinou uma lei que concede à Comissão de Energia da Califórnia a autoridade para implementar essa exigência, embora ainda não haja um cronograma definido.

O carregamento bidirecional permite que os veículos elétricos não apenas consumam energia da rede, mas também forneçam eletricidade de volta, o que pode aumentar a resiliência da rede, apoiar fontes de energia renovável e reduzir a demanda durante os picos de consumo. O estado estima que a integração dos veículos elétricos à rede pode gerar uma economia de 1 bilhão de dólares por ano.

A proposta teve início em 2023, quando a senadora estadual Nancy Skinner apresentou um projeto de lei que exigia o carregamento bidirecional em veículos elétricos até 2027. No entanto, o cronograma foi flexibilizado ao longo do processo legislativo. A versão final permite que a Comissão de Energia da Califórnia determine o momento apropriado para impor essa exigência, dependendo de casos de uso específicos.

Apesar do potencial, a implementação imediata não é viável, pois o desenvolvimento de veículos elétricos requer tempo, e, embora a adição do carregamento bidirecional não seja tecnicamente complexa, sua utilidade depende da criação de um ecossistema de serviços completo.

Além disso, muitos consumidores podem não estar dispostos a adquirir uma unidade de carregamento mais cara ou manter o veículo sempre conectado à rede, permitindo que terceiros gerenciem o armazenamento de energia.

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