ByteDance, proprietária do TikTok, demite estagiário por sabotar projeto de IA
Segundo a empresa, o funcionário "interferiu maliciosamente" no treinamento de um de seus modelos, sem fornecer detalhes adicionais. Contudo, a companhia rejeitou alegações sobre a gravidade dos danos causados, afirmando que “contêm algumas exagerações e imprecisões”. A empresa destaca que o estagiário fazia parte da equipe de tecnologia e não possuía experiência com o Laboratório de IA.
Além disso, a ByteDance afirma que o perfil do estagiário nas redes sociais e alguns relatos da mídia continham informações imprecisas. As operações comerciais da empresa, incluindo seus modelos avançados de IA de linguagem, não foram afetadas pelas ações do estagiário. A empresa também negou as informações de que o incidente teria causado mais de 10 milhões de dólares em prejuízo devido à interrupção de um sistema de treinamento de IA composto por milhares de unidades de processamento gráfico.
Além da demissão do estagiário, a ByteDance informou à universidade do indivíduo e aos órgãos da indústria sobre o ocorrido.