Executando verificação de segurança...
3

BuzzFeed planeja rede social sem algoritmos e “doomscrolling”

O projeto “Island” consiste em uma nova plataforma social desenvolvida com o propósito de “espalhar alegria”. O CEO e cofundador Jonah Peretti critica o uso excessivo de algoritmos baseados em IA para prender usuários às telas e destaca que a proposta do Island é utilizar a tecnologia para dar mais autonomia aos usuários, em vez de restringi-la.

Segundo a empresa, a plataforma foi projetada como um refúgio contra o doomscrolling impulsionado por algoritmos, oferecendo experiências “peculiares e alegres” para resgatar a diversão na internet.

Peretti argumenta que redes como Meta e TikTok priorizam a lógica dos algoritmos em detrimento da curadoria humana, resultando na proliferação de conteúdos projetados para provocar reações compulsivas e previsíveis.

Ele cunhou o termo “SNARF” para descrever essa dinâmica, sigla que representa Stakes (Riscos), Novelty (Novidade), Anger (Raiva), Retention (Retenção) e Fear (Medo). De acordo com Peretti, criadores de conteúdo exageram a importância de um tema para torná-lo urgente e existencial, fabricam novidades para gerar a sensação de exclusividade, exploram a raiva para impulsionar engajamento, manipulam a retenção ao reter informações até o final de um vídeo e utilizam o medo para prender a atenção do público.

Interessados podem se inscrever para acesso antecipado no site oficial.

Carregando publicação patrocinada...
3

Eu consumo tudo por feed. Acho interessante, e sinto que os algoritmos só me levavam pra discussões e muitas delas com argumentos bobos e irritantes.

Porém, temos que ser sinceros, algoritmo nunca foi um problema.

Quando a internet era uma porcaria ficavamos horas e horas pra achar algum conteudo na internet. Um algoritmo não te vicia ou manipula. A própria internet e sua interações sociais ou não, é que fazem isso.

O propósito do algoritmo é simplesmente te manter naquela página da WEB ao invés de ir pra outro site. Ou seja tem o propósito de selecionar e te enviar conteudos que te agradem pra não dar aquela sensação de não ter nada a fazer ou nenhuma novidade interessante.

4

Eu discordo. Talvez você tenha um senso mais crítico e criou maior musculatura no seu cérebro. Isso é comum em nossa área de TI. Tu simplesmente vira a chave e pronto; desencana do app.

Mas o povão não tá mais pensando, apenas consome vídeos e conteúdo curado pelo algoritmo, e ta com a musculatura cerebral mais flácida. Tem todo um estudo psicológico na criação desses algoritmos, o usuário "flácido" simplesmente não consegue fechar o app. A velocidade com que uma pessoa vicia em app de bet é algo assustador, e o algoritmo faz diferença.

2

Acho que ambos estão certos em cada medida. Talvez a forma como o primeiro comentador escreveu deu uma ideia de que não vicia, mas ele afirma que vicia sim, que a internet já vicia, e os algoritmos de determinadas plataforma mais ainda.

Não precisa ir longe, eu era viciado no Stack Overflow que nem algoritmo tem, mas tinha mecanismo viciante. O Tabnews meio que é o meu vício atual, bem menos pesado :D E olha que eu nem ligo pros Tabcoins que tenho, nem sei quanto tá.

Quando vamos começar falar no vício em IA?

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).