Brave permite injeção de JavaScript personalizado em sites
O recurso, chamado de scriplets personalizados, permite que usuários avançados injetem seu próprio código JavaScript em sites para personalização e maior controle da experiência de navegação.
A funcionalidade pode ser utilizada para aprimorar privacidade, segurança e usabilidade, possibilitando ações como ocultar barras laterais, pop-ups e anúncios flutuantes, forçar o modo escuro em sites que não o suportam, ajustar cores de texto e tamanho de fonte, bloquear a reprodução automática de vídeos, desativar o preenchimento automático de formulários e configurar atalhos de teclado personalizados.
Para ativar o recurso, os usuários devem acessar as configurações do navegador, na seção “Escudos”, selecionar “Filtragem de conteúdo” e habilitar o “Modo de desenvolvedor”. A criação dos scriplets personalizados pode ser feita na mesma tela. O Brave também exibe um aviso alertando que a injeção de códigos desconhecidos pode representar riscos à privacidade. Recomenda-se utilizar apenas scripts próprios ou de fontes confiáveis.
O novo recurso está disponível a partir da versão 1.75 do Brave Browser para desktop.