AWS introduz suporte para macOS no serviço CodeBuild
A novidade permitirá testar e compilar aplicativos para iOS e Mac na infraestrutura de nuvem da empresa, além de oferecer integração aprimorada com o GitHub por meio de conexões com o GitHub App, que permitem permissões mais detalhadas e de curta duração. A novidade é relevante pois a construção de aplicativos para iOS só pode ser realizada no macOS.
Antes, o serviço disponibilizava apenas máquinas Linux (incluindo ARM), Lambda serverless ou Windows. Agora, a AWS adicionou Mac Minis em duas configurações: uma com 24 GB de RAM e 8 vCPUs, custando a partir de 28,80 dólares por 24 horas, e outra com 32 GB de RAM e 12 vCPUs, a partir de 51,84 dólares por 24 horas.
Atualmente, há uma única imagem de disco disponível, que inclui ferramentas como Xcode, clang, dotnet SDK, gcc, golang, gnu fortran, Java, Kotlin, mono, nodejs, perl, php, python, ruby, rust e swift, mas também é possível criar uma imagem personalizada.
No entanto, as novas instâncias macOS requerem capacidade reservada e devem ser utilizadas por 24 horas antes de poderem ser liberadas, gerando custos contínuos enquanto estiverem provisionadas. Isso pode tornar o serviço caro, especialmente para clientes com demandas de construção mais leves. Em comparação, o GitHub Actions oferece minutos de macOS sem essa restrição.
O suporte ao macOS estará disponível nas instâncias das seguintes regiões, segundo o site oficial:
- us-east-1 US East (Ohio)
- us-east-2 US East (N. Virginia)
- us-west-2 US West (Oregon)
- ap-southeast-2 Asia Pacific (Sydney)
- eu-central-1 Europe (Frankfurt)