Atualização de firmware pode transformar milhões de lâmpadas inteligentes em sensores de movimento
Uma nova tecnologia chamada Sensify promete transformar lâmpadas inteligentes em sensores de movimento, eliminando a necessidade de hardware adicional para automação de iluminação.
Desenvolvida pela Ivani, a Sensify utiliza detecção de rede sem fio (WNS) para permitir que dispositivos Zigbee — protocolo de comunicação sem fio usado por muitos dispositivos inteligentes alimentados pela rede elétrica — identifiquem movimentos por meio de uma simples atualização de firmware.
A tecnologia é compatível com dispositivos já presentes em diversas residências, como a linha Hue da Philips, e funciona ao detectar perturbações em frequências de rádio, podendo ser aplicada também a tecnologias como Wi-Fi e Bluetooth. Para operar, o Sensify exige três ou mais dispositivos posicionados estrategicamente para detectar movimento e ocupação no ambiente, permitindo a criação de zonas de detecção precisas. Contudo, sua precisão ainda não alcança a de outras soluções no mercado, já que as luzes podem desligar caso a pessoa permaneça imóvel no local.
Segundo Justin McKinney, cofundador da Ivani, o Sensify opera localmente na rede Zigbee, sem dependência de nuvem, e os dados de detecção são acessíveis apenas ao fabricante que implementar a tecnologia.
McKinney afirma que o Sensify já está pronto para uso no Zigbee, aguardando apenas os parceiros definirem como introduzir a funcionalidade em seus produtos. Ele espera que atualizações para dispositivos existentes comecem nos próximos meses, embora ainda não tenham sido divulgadas quais empresas adotarão a novidade.