Artistas afirmam ter vazado modelo de vídeo Sora da OpenAI em ato de protesto
Um grupo de testadores beta declara ter vazado o acesso antecipado ao modelo de vídeo Sora, incluindo uma interface funcional para geração de vídeos. Em uma postagem na plataforma HuggingFace, os integrantes afirmam que o vazamento permitiu a criação de diversos vídeos gerados por IA, semelhantes às demonstrações realizadas pela OpenAI, antes que a empresa bloqueasse o acesso.
Na carta publicada pelo grupo, eles argumentam: “Acreditamos que estamos sendo atraídos para uma espécie de ‘art washing’, para dizer ao mundo que o Sora é uma ferramenta útil para artistas”. Os membros ainda criticam o programa de acesso antecipado, declarando: “Não concordamos com a forma como esse programa para artistas foi implementado e como a ferramenta está sendo moldada antes de um possível lançamento público”. O apelo inclui um pedido para que a OpenAI adote uma postura mais transparente, amigável aos artistas e comprometida com o apoio às artes.
O grupo também acusou a empresa de explorar artistas sem remuneração ao exigir testes e feedbacks gratuitos, enquanto recentemente levantou 150 bilhões de dólares. Segundo eles, o programa de acesso antecipado ao Sora usa a credibilidade artística para legitimar um produto corporativo, prática descrita como “art washing”. Além disso, protestam contra os requisitos de aprovação de conteúdo da ferramenta, que aparentemente demandam a autorização da equipe da OpenAI para qualquer material gerado antes de ser compartilhado.
A OpenAI não confirmou a veracidade do vazamento.