API da Play Store permite que desenvolvedores identifiquem se seus aplicativos foram instalados pela loja oficial
Apps instalados por fontes externas não contribuem para as métricas da Play Store e limitam a capacidade do desenvolvedor de gerenciar em quais dispositivos o aplicativo pode ser utilizado. Instalações inadequadas podem resultar em falhas devido à ausência de componentes ou código, além de incompatibilidades com o dispositivo.
A API Play Integrity é uma ferramenta que auxilia os desenvolvedores a verificar se as interações e requisições feitas ao servidor são provenientes do binário original, executado em um dispositivo Android autêntico. Além disso, ela identifica sinais de modificação do app, execução em ambientes de software não confiáveis e verifica se o Play Protect está ativado no dispositivo.
Ao iniciar um aplicativo que não tenha sido baixado pela loja oficial, o usuário verá um diálogo oferecendo a opção de "obter este app pela Play" para continuar a usá-lo. Se a opção for confirmada, a página do aplicativo na Play Store será aberta, substituindo o botão "instalar" pelo "instalar pelo Play". Caso o usuário prossiga, a versão não oficial do app será removida, juntamente com os dados associados.