Executando verificação de segurança...
1

Android permitirá que aplicativos verifiquem se dispositivos estão com atualizações de segurança em dia

Uma mudança na API Play Integrity, que verifica a autenticidade de dispositivos e software para proteger operações sensíveis, permite que aplicativos identifiquem dispositivos que não receberam patches de segurança do sistema operacional em mais de um ano, reduzindo seu nível de confiança e, possivelmente, limitando o acesso a funcionalidades relacionadas a dados pessoais importantes.

A API agora inclui uma nova resposta, chamada de “meets-strong-integrity”, que confirma se o dispositivo recebeu atualizações de segurança diretamente do Android no último ano, excluindo atualizações feitas apenas por aplicativos ou pela Play Store.

A funcionalidade é especialmente útil para aplicativos bancários, governamentais e corporativos. As novas sinalizações da API já começaram a ser distribuídas e devem estar disponíveis em todos os dispositivos com Android 13 ou superior até maio de 2025.

Informações adicionais: Android Developers Blog

Carregando publicação patrocinada...
2
2

Daqui a algum tempo, vamos ver bancos querendo impedir de você fazer um Pix em um celular barato em que o fabricante só atualizou por 1 ano e que deixou de receber atualizações recentemente, forçando a troca de um celular novo.

Para um SO em que a média de atualizações de software para os top de linha é de apenas 3 anos, isso é uma péssima notícia para os usuários. Se pelo menos os fabricantes dessem 5 ou 6 anos de atualizações (média da Apple, se eu não me engano), esse recurso seria menos problemático. E também uma péssima notícia para os defensores do Meio Ambiente, pois é mais um incentivo para descartar mais rápido os celulares. Já não basta a Microsoft forçar o TPM no Windows 11, causando o descarte de milhões de computadores...