Executando verificação de segurança...
1

Anatel autoriza operação do 5G na frequência de 3,5 GHz em todo o Brasil

Com a liberação dessa frequência, operadoras como Claro, TIM, Vivo e outras regionais poderão avançar na instalação da quinta geração de conectividade e oferecer serviços de alta velocidade aos consumidores. A restrição anterior existia devido à utilização da banda pelo serviço de TV aberta via satélite (TVRO), que passou por um processo de migração tecnológica.

Vale destacar que a liberação da frequência não significa que o 5G estará disponível automaticamente em todos os municípios do Brasil. O que ocorreu foi a desocupação da faixa, tornando-a disponível para as operadoras que adquiriram o direito de uso. Segundo o Teleco, a tecnologia 5G na faixa de 3,5 GHz está acessível em 820 cidades, ao menos por uma operadora. No entanto, um estudo revela que os smartphones brasileiros utilizam as redes 5G apenas 11% do tempo, enquanto na Índia essa estatística chega a 52,1%.

A TIM lidera a cobertura de municípios, com presença em 506 cidades, seguida pela Vivo, com 412 localidades, e pela Claro, com 268. Outro desafio identificado é a baixa quantidade de smartphones compatíveis com 5G. De acordo com a Anatel, apenas 13,3% dos dispositivos móveis no Brasil são aptos a se conectar às redes 5G, enquanto o 4G continua dominando, atendendo a 72,2% dos smartphones.

Carregando publicação patrocinada...