AnandTech, renomado site de tecnologia, encerra suas operações após 27 anos de atividade
A plataforma foi fundada em 1997 por Anand Lal Shimpi, tornando-se uma referência pela profundidade e qualidade de suas análises de hardware, sendo altamente respeitado por entusiastas, acadêmicos, jornalistas e qualquer indivíduo interessado em entender o funcionamento internos dos computadores.
Shimpi deixou o site em 2014 para trabalhar na Apple, onde teve um papel importante no desenvolvimento dos chips Apple Silicon da série M. Em 2011, ele havia expressado sua frustração com o que ele descreveu como “cable-TV-ification of the internet”, referindo-se à tendência da mídia online de priorizar conteúdo “sensacionalista” e focado em cliques em detrimento de análises profundas e de alta qualidade, algo que ele comparou ao estilo de notícias das TVs a cabo nos EUA. O AnandTech teria resistido a essa tendência ao longo dos anos, o que contribuiu para a fidelidade de sua base de leitores.
Ryan Smith, o último editor-chefe do site, anunciou o encerramento em uma mensagem de despedida na própria plataforma, destacando que “o mercado de jornalismo técnico escrito não é mais o que era” e que havia chegado a “hora do AnandTech encerrar seu trabalho e deixar a próxima geração de jornalistas de tecnologia tomar seu lugar”.
Embora o site tenha encerrado suas atividades, seu vasto arquivo permanecerá acessível, sob a gestão da Future PLC, empresa editora do site. Além disso, os fóruns da comunidade continuarão operando, moderados pela equipe comunitária da Future.