Executando verificação de segurança...
6

Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) planeja desenvolvimento de aplicativo nacional para substituir WhatsApp em comunicações internas

A iniciativa busca reforçar a segurança e prevenir o vazamento de informações sigilosas, protegendo dados sensíveis. A ideia é que o app seja desenvolvido por empresas brasileiras, inspirando-se em exemplos de outras entidades governamentais, como as Forças Armadas, que já utilizam sistemas próprios de comunicação.

Embora os detalhes específicos da plataforma ainda não tenham sido divulgados, espera-se que a mesma siga protocolos empresariais para garantir a segurança e governança nas comunicações internas.

Carregando publicação patrocinada...
1

Eu só acredito em software feito pela empresa, para a empresa, por gente competente da empresa, qualquer coisa diferente tem outros objetivos diferentes.

-1

Que piada pronta, hahaha vai ter fila virtual igual o banco da Caixa para utilizar? Ou será que vai ter que esperar pela boa vontade do governo igual quando tinhamos venda de linhas telefonicas?

1

E pode ser pior, pq imagine criar algo e ter um de nossos políticos decidindo como fazer? Sem falar na legião de indicados, protegidos, "amigos-dos-amigos" ... terrível.

1

Não é tão piada assim, pensando no mundo corporativo. Não é uma solução concorrente ao whatsapp, mas uma solução corporativa, fechada, onde interessados e subordinados serão condicionados a usar para comunicação. Trabalho em banco e não podemos usar whatsapp para conversa corporativa, não podemos transferiri documentos, arquivos ou qualquer dado. Hoje usamos o teamns, MS tem o dominio nesse sentido, mas o custo não é nada agradável. De forma inocente, inconciente e tola, estamos municiando diariamente a corporações e passando dados importantes sobre nós, nossas empresas, nossos bens e vida. No âmbinto industrial, imagine o estrago de compartilhar a planta de um protótipo de um produto inovador e as IAs da vida das big techs lendo e selecionando o dado e repassando ou "roubando" ideias. Acreditar na criptografia de ponta a ponta é igual acreditar que nossas urnas são invioláveis.

2

Que comentário interessante, Flavio! Realmente, nosso país não tem muitas soluções tecnologias próprias para fins corporativos. Pode ser que tenha até uma demanda para aplicações.

Imagino como será mantido o banco de dados, se será centralizado ou não a um orgão.

-1

você realmente acha que o governo quer "o melhor para a população" e os políticos são santos que desceram a terra para trazer paz e alegria eterna as pessoas?

kkkkkkkk

o primeiro a espionar vai ser o governo, depois virão os vazamentos de dados tão comuns que existem. E se vazar, vai processar quem? se uma empresa privada estiver espionando eu processo ela. Se o governo estiver, vai falar com quem?

-2

Não vamos generalizar! Não defendo o governo, mas vc já parou pra pensar quantos sistemas usamos hoje diariamente para diversos fins, todos oriundos do governo. Resolvemos nosso dia-a-dia em tudo, seja civil ou juririca em sistemas amplamentes distribuidos pelo governo. Vc deve usar PIX certo? Deve ter CNH digital, pagar darf, emitir certidões, assinar documentos oficiais, declarar IRPF, usar o cartório digital e outras inúmeras ferramentas. Se trabalhar no RH, conhece e-social, SEFIP, INSS e afins, que gerem os dados de todos CLTs do país. Se é trabalhador, depende dos sistemas caixa. Enfim, tem muita coisa funcionando e sustentando um país todo por baixo, não o melhor dos mundos, mas funciona e faz roda girar. Mas sim, a desconfiança é geral com nosso governo.

0

Muitos desses sistemas existem pq antes o governo "criou o problema". Só temos que pagar esse monte de impostos, e taxas etc. pq o governo criou, e já que ele vai nos "enrr@b@r" que pelo menos disponibilize uma lubrificante pra não doer tanto. Entre julho e agosto eu tive que ir em cartório 5x pq o governo EXIGE uma assinatura autenticada PAGANDO, sendo que assino outros documento, inclusive de trabalho e para receber dinheiro, de forma 100% digital usando o GOV.BR e sem pagar a mais (não é de graça, impostos foram cobrados).
Mas, concluindo, o título da materia diz que vai ser usado internamente, até o momento isso não afeta minha vida, mais do que já afeta. Acredito que eles não queiram que as empresas possam ter acesso as "conversas internas", independente do "teor" delas, sejam legais ou "ilegais", conforme vazamentos recentes.