55% dos consumidores utilizam IA para buscas na internet, segundo Adobe
O estudo analisou mais de 1 trilhão de visitas a sites de varejo nos EUA por meio da plataforma de análise da empresa, e incluiu entrevistas com mais de 5 mil consumidores norte-americanos.
Os dados indicam que o tráfego originado por buscas de IA aumentou 1.300% durante a temporada de compras de fim de ano de 2024 em comparação com 2023. Na Cyber Monday, o salto foi ainda maior, chegando a 1.950%.
Em média, usuários que acessam um site por meio de buscas de IA permanecem 8% mais tempo, navegam por 12% mais páginas e apresentam uma taxa de rejeição 23% menor em comparação com buscas tradicionais, como as feitas no Google ou Bing. Isso sugere que essas ferramentas estão direcionando os usuários para resultados mais relevantes.
Entre os entrevistados, 39% utilizam buscas de IA para compras online, 55% para pesquisas gerais e 47% para recomendações de produtos.
Um dos fatores que podem explicar essa mudança é a ausência de anúncios nessas plataformas, diferentemente das buscas tradicionais, que são criticadas por estarem saturadas de publicidade e conteúdo otimizado para SEO.
Fonte: https://archive.ph/nKKIe