Pesquisa da Kaspersky aponta mitos sobre segurança online
A pesquisa foi realizada em junho de 2024, com 10 mil consumidores de diversos países, incluindo Brasil, Reino Unido, Alemanha, França e Espanha, com pessoas entre 18 e 40 anos de idade.
Entre os resultados, 40% dos participantes acreditam que o uso do "modo anônimo" ao navegar na internet os torna completamente invisíveis, embora essa funcionalidade não ofereça proteção total contra o monitoramento realizado por provedores de internet. Além disso, 22% afirmam erroneamente que dispositivos com iOS são totalmente imunes a ataques de hackers.
Outra descoberta é que 19% dos entrevistados acreditam que clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou e-mail não apresenta riscos, ignorando as potenciais ameaças de phishing. O estudo também mostra que 44% dos participantes globais se engajam em minijogos e testes online para entretenimento, número que aumenta para 48% entre os brasileiros. Esses testes, muitas vezes promovidos por amigos ou tendências populares, frequentemente solicitam informações pessoais, que podem ser compartilhadas com terceiros.
De acordo com o diretor da Kaspersky, a melhor forma de evitar esses riscos é investir em conscientização, pesquisa e educação sobre práticas de segurança digital.