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[Business] - Growth NÃO é marketing.


O que é e o que não é Growth.

Growth tem a ver com a capacidade de uma empresa subir de patamar, desenvolvendo-se de modo contínuo e exponencial, com o menor custo e tempo possíveis.

Growth não foca em atração e aquisição de clientes, mas sim no impulsionamento da empresa e dos clientes já adquiridos.

Para pensar:

  • A sua empresa tem alguém ou um time responsável por analisar e identificar possibilidades de melhorias?
  • As decisões são orientada por dados ou por emoções?
  • A sua empresa ou seu time é estratégico ou só “apaga incêndios”?

4 Pilares do Growth:

  1. Modelo: Forma de negócio usada para vender.
  2. Canal: Cada uma das avenidas de distribuição do produto.
  3. Produto: Solução entregável.
  4. Mercado: Público alvo.

Esses pilares se relacionam e operam de maneira intregada, como:

  • Fit de Produto e Mercado (Product Maket Fit)
  • Fit de Modelo e Canal
  • Fit de Mercado e Canal
  • Fit de Canal e Produto

Fit de Produto e Mercado - Product Market Fit (PMF)

Usado para definir um produto que atende a demanda do mercado, ou seja, é a solução de um desejo ou uma dor existente no mercado. Deve ser a primeira preocupação da empresa com seu produto, pois irá comprovar se as entregas estão sendo consumidas ou não.

Fit de Modelo e Mercado:

Usado para conhecer o mercado ao qual se pretende atender, para que com isso seja possível garantir a viabilidade do negócio. Cada mercado com seu perfil e particularidades influência um tipo de modelo diferente.

Por isso é importante entender a fundo o mercado.

Fit de Modelo e Canal:

Cada modelo de negócio é único e possui uma complexidade impar, com custos e capacidade de geração de valor variados. Isso faz ser necessário ter canais de distribuição que sejam compatíveis com o modelo para manter um bom Unit Economics.

Analisando se o custo é alto ou não se está adequado ou não.

Fit de Canal e Produto:

Como cada produto atende uma dor específica, logo seu caminho até que essa dor seja sanada também é específico, sendo assim, o fit de canal e produto visa buscar o canal de distribuição ideal para que o produto chegue nas mão de quem precisa da maneira mais eficiente.

O bom profissional de Growth:

Dominar 3 características:

  1. Capacidade Analítica.
  2. Visão de Negócios.
  3. Facilidade com Dados.

Skills como Escuta ativa, Empatia e Transparência são essênciais.

Criativo: gerar soluções simples (rápidas, práticas e de baixo custo) a partir do que analisa.

GROWTH HACKING NÃO É MÁGICA, MAS SIM CICLOS DE TESTES E PESQUISA, OU SEJA, É MÃO NA MASSA - OU NOS DADOS.

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Muito bem pontuado, Nathan. Fechei um parceria com uma grande empresa do mercado de Marketing Online (Campanhas e etc) que se vende como uma empresa e Growth, mas estou percebendo que o suporte deles é muito mais pra marketing. O que é só um pedaço da estratégia!
Seria bacana se pudesse pensar em um post explicando como aplicar um pouco destas estratégias de Growth sem necessáriamente ficar refem do Marketing. Ou seria impossível?

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O Growth é muito mais que marketing, questões como ativação, retenção, recomendação e receita são vista apenas pelo profissional de Growth.

Tenho planos para criar mais postagens aqui com temas relacionados a Analytics e principalmente Business. Salva meu perfil e confere toda semana!

Obrigado!

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Nathan, acabei de identificar uma publicação similar em outro perfil e verificando os logs vi foi utilizado esta conta aqui para rapidamente elevar o número de TabCoins da segunda publicação.

Acabei de banir a segunda conta e iria banir esta também por violar os Termos de Uso, na seção onde fala sobre manipulação artificial de TabCoins. Optei por não banir esta daqui, pois possui outras interações saudáveis, mas peço que por favor, não faça mais isto, principalmente se você está defendendo a bandeira de Growth e Growth Hacking... combinado?

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A questão foi que acabei cadastrando o email errado no site e gostaria de poder mudar o para o email da conta banida, como não tinha essa opção criei outra conta