[Business] - Growth NÃO é marketing.
O que é e o que não é Growth.
Growth tem a ver com a capacidade de uma empresa subir de patamar, desenvolvendo-se de modo contínuo e exponencial, com o menor custo e tempo possíveis.
Growth não foca em atração e aquisição de clientes, mas sim no impulsionamento da empresa e dos clientes já adquiridos.
Para pensar:
- A sua empresa tem alguém ou um time responsável por analisar e identificar possibilidades de melhorias?
- As decisões são orientada por dados ou por emoções?
- A sua empresa ou seu time é estratégico ou só “apaga incêndios”?
4 Pilares do Growth:
- Modelo: Forma de negócio usada para vender.
- Canal: Cada uma das avenidas de distribuição do produto.
- Produto: Solução entregável.
- Mercado: Público alvo.
Esses pilares se relacionam e operam de maneira intregada, como:
- Fit de Produto e Mercado (Product Maket Fit)
- Fit de Modelo e Canal
- Fit de Mercado e Canal
- Fit de Canal e Produto
Fit de Produto e Mercado - Product Market Fit (PMF)
Usado para definir um produto que atende a demanda do mercado, ou seja, é a solução de um desejo ou uma dor existente no mercado. Deve ser a primeira preocupação da empresa com seu produto, pois irá comprovar se as entregas estão sendo consumidas ou não.
Fit de Modelo e Mercado:
Usado para conhecer o mercado ao qual se pretende atender, para que com isso seja possível garantir a viabilidade do negócio. Cada mercado com seu perfil e particularidades influência um tipo de modelo diferente.
Por isso é importante entender a fundo o mercado.
Fit de Modelo e Canal:
Cada modelo de negócio é único e possui uma complexidade impar, com custos e capacidade de geração de valor variados. Isso faz ser necessário ter canais de distribuição que sejam compatíveis com o modelo para manter um bom Unit Economics.
Analisando se o custo é alto ou não se está adequado ou não.
Fit de Canal e Produto:
Como cada produto atende uma dor específica, logo seu caminho até que essa dor seja sanada também é específico, sendo assim, o fit de canal e produto visa buscar o canal de distribuição ideal para que o produto chegue nas mão de quem precisa da maneira mais eficiente.
O bom profissional de Growth:
Dominar 3 características:
- Capacidade Analítica.
- Visão de Negócios.
- Facilidade com Dados.
Skills como Escuta ativa, Empatia e Transparência são essênciais.
Criativo: gerar soluções simples (rápidas, práticas e de baixo custo) a partir do que analisa.