[Business] - Como identificar se o seu negócio está pronto para o Growth.
Nível de maturidade:
Qual o estágio da sua empresa hoje?
Uma empresa passa por 5 níveis de maturidade, sendo eles:
- Idealização.
- MVP (Minimum Viable Product, em português Produto Mínimo Viável).
- PMF (Product Market Fit).
- Escala.
- Maturidade.
Idealização:
O seu negócio ainda não começou e você ainda está idealizando como ele vai ser, poderando investimentos, analisando quantas pessoas serão necessárias para que o negócio funcione. Aqui o seu foco é basicamente fazer seu negócio existir e ter seu primeiro produtos, analise o mercado e veja as necessidades dele.
MVP:
O que era apenas uma ideia vira um protótipo, ou seja, um MVP. Gastando o mínimo possível para que seu produto exista e solucione um problema do mercado, ou seja, ainda não devemos focar em Growth.
PMF:
Nessa fase além de seu produto existir ele é oferecido ao mercado para que o mesmo seja consumido e você consiga analisar quais resultados teve com isso, tendo um PMF bom agora sim podemos pensar em Growth. Afinal, antes disso, como você cresceria um produto que não vende?
Escala:
Após o Growth já fazer parte do seu negócio, agora é a hora de pensar em crescer em grande escala. Aqui as soluções para crescer vão acontecer com mais frequência.
Growth é para o meu negócio?
SIM! Afinal Growth é uma mentalidade analítica e criativa. O profissional de Growth estará sempre buscando encontrar erros e os acertos nos processos de uma empresa para que, assim, seja possível criar soluções fáceis, rápidas e mensuráveis. Essas soluções virão a partir de alavancas de produto, de mercado, de canal e modelo.
É importante destacar que Growth não terá os mesmos resultados para todo os negócios, mas que sua aplicação contínua alcançará resultados de sucesso.
Conclusivo que seu negócio precisa de Growth sim, mas se atente ao estágio do seu negócio e do seu produto e não foque apenas no querer crescer mas sim no que pretende potencializar, feito isso analise sua operação e veja quais pontos podem refletir isso.
Exemplo:
Pense:
- Objetivo: Aumentar a Receita.
O que na sua empresa reflete na receita? Então seleciona as áreas e/ou indicadores:
- Ticket médio do produto.
- Taxa de conversão de clientes.
- Taxa de leads.
A partir disso, comece a especular hipóteses do que seriam soluções:
- Aumentar o valor do ticket.
- Incentivar o time de vendas para mais conversões.
- Melhorar a copy de anúncios em determinado canal.
Teste suas soluções e aprenda com elas! Fazendo isso, você está aplicando Growth na sua empresa.
Quais resultados esperar da área de Growth?
A equipe de Growth será a equipe que trará inovações e provocações sobre como melhorar diversas etapas do seu processo, o que reflete em crescimento, sendo este o maior resultado que pode ser esperado.
Por sempre estar em testes essas etapas uma parte sempre será responsabilidade do time e a outra externa.
É importante que sempre esteja preparado para verificar os cenários e reverte-los ou supera-los. Então além de provocação, o time também traz aprendizado e capacidade de reinvenção.
Mapeamento das oportunidades:
O time analisa o que está sendo feito bem e o que está sendo mal feito, encontrando alavancas de melhoria.
Fazer benchmarking:
Pesquisas através de análises de competidores, testes passados e resultados obtidos no próprio negócio afim de levantar uma série de tomadas de decisões de maneira acertiva.
Elencar oportunidades com maior potencial de crescimento:
O time precisa separar, afunilar, aqueles resultados das análises que mais se encaixam com as suas necessidades e capacidades do período, para saber quais têm o maior potencial.
Montar planos de ação:
A partir das etapas anteriores e com o aprendizado acumulado é a hora de comecar a montar um plano de ação.
Conversar com os outros times:
Para que o plano de ação seja efetivo é extremamente necessário que o time de Growth entre em contato com o/os times responsáveis para colocá-lo em prática.