Executando verificação de segurança...
1

Histórias de gambiarras com código

Acho que todo mundo aqui que programa a algum tempo já deve ter feito ao menos uma gambiarra sinistra no passado, daquelas que você se lembra agora que tem mais experiência, ri, e pensa: "como é que eu consegui pensar em fazer isso?".

A parte boa delas é que mesmo essas "soluções não-ortodoxas" podem trazer algo de positivo, não só individualmente, mas pra comunidade do TabNews como um todo! Então acho que seria legal compartilhar nossas histórias de gambiarra (e se possível, explicar como fazer de um jeito melhor).


Eu começo:

quando eu estava começando a estudar Node.js, estava desenvolvendo um blog seguindo um curso, e cheguei no final fazendo tudo direitinho. Lembrando desse curso hoje em dia, percebo que ele era bem fraquinho no quesito de escrever código limpo, mas servia bem pro que mais importava na época: aprender a fazer as coisas funcionarem. Esse curso ensinava a criar o sistema de cadastrar usuário, a criar postagens e categorias e a relacionar ambos, juntamente com o autor da postagem. Eu, querendo ir mais além, resolvi fazer duas coisas: um sistema de comentários e permitir que os usuários colocassem foto de perfil.

Não me lembro como foi que eu implementei o sistema de comentários, mas a foto de perfil eu me lembro até demais kkkk Fiz o upload usando o multer e salvando localmente mesmo. O problema é que, na epóca, eu não sabia usar o multer direito, e não conseguia salvar o nome nem a extensão do arquivo no banco de dados (só conseguia saber se o usuário tinha a foto ou não). Então eu tive uma ideia transcendental: eu salvava a imagem com o nome do usuário (se já existisse, substituía), e no HTML eu carregava uma imagem pra cada formato de imagem que eu aceitava (que se eu não me engano, eram .png, .jpg, .jpeg e .gif). Aí, as que não carregavam eram automaticamente deletadas com o atributo onerror do elemento de imagem - e se nenhuma carregasse, ele carregaria a foto padrão. Me senti um gênio na época, mas agora somente dou risada e penso "caramba, como foi que isso aconteceu?".

E pra resolver essa gambiarra, é simples: estuda o multer, poxa! Nâo adianta querer sair escrevendo código sem nem conhecer as suas ferramentas. Esse módulo possui toda uma parte pra tratar os arquivos que você recebe, bastava ler a documentação com calma, e, se mesmo assim não entender, procurar algum tutorial.


Espero que o pessoal mais experiente possa das umas boas risadas, e que o pessoal mais novo possa adquirir certa experiência (e rir também, se conseguir entender o porquê da gambiarra ser considerada uma gambiarra).

Carregando publicação patrocinada...