Executando verificação de segurança...
23

Como um projeto simples me garantiu uma vaga de emprego

Olá, querido leitor do TabNews, hoje eu vou compartilhar o que talvez seja um dos projetos mais simples to meu GitHub e como esse projeto me ajudou a conseguir uma vaga de emprego.

O projeto sugerido 🏛️

A ideia do processo seletivo era que candidato construísse um projeto e conversasse na entrevista sobre as dificuldades, decisões e alguns detalhes sobre o código. Uma das opções sugeridas era criar um client de GitHub que permitisse salvar os repositórios favoritos de um usuário e separá-los em tags. Era algo parecido com a feature que o existe hoje para criar listas com os repositórios com estrela.

foto do github

O foco da proposta era criar uma aplicação e poder conversar sobre, então também era permitido criar outra coisa.

O meu problema 💭

Quando fui ver a descrição do que seria necessário para criar o client, vi que provavelmente não seria capaz de fazer aquilo, afinal era bem iniciante e não conseguiria entregar no prazo. A documentação do GitHub (apesar de ser excelente), me intimidou bastante.

A ideia 😃

Ok, de fato eu não tinha capacidade técnica para fazer o sugerido. Isso eu tinha aceitado. O que eu decidi fazer? Comecei a contruir um pequeno projeto que me permitisse participar da entrevista e pelo menos ganhar experiência com isso. O projeto acabou tendo grande influência de um vídeo do @filipedeschamps, de uma maneira até engraçada. No tal vídeo, o Filipe fala sobre a história do desenvolvimento Web e ele fala sobre o conceito de SPA (Single Page Applications) e eu levei isso bem ao pé da letra. Quando se fala em SPA's, geralmente se fala de frameworks ou libs como React, e nessa época eu não conhecia nenhum. Tinha apenas um conhecimento quase zero e minha fome incansável de aprender.

A minha SPA (ou quase) 🙃

Como a única coisa que eu sabia era o básico de HTML, css e JavaScript, a SPA que eu criei era apenas um grande arquivo HTML. O comportamento e o visual acabou se assemelhando ao React. Eu separei o conteúdo em sections e controlava a visibilidade delas com JavaScript. Ok, talvez um HTML bagunçado não melhor stack de desenvolvimento, mas eu consegui criar alguma coisa, um site chamado EasyForms, que fornecia uma API para envio de Emails.

imagem do easyforms

O resultado 🔥

O entrevistador acabou gostando da minha postura de criar algo diferente e mais fácil, ao invés de escolher o mais difícil e fazer pela metade. Eu não fui o único que não conseguiu fazer o projeto proposto, mas fui o único que criou algo diferente. Como resultado disso tudo, eu acabei não sendo contratado para a vaga original, mas entrei como estagiário na empresa que, graças a Deus eu trabalho há cerca de um ano.

Não tenha medo errar 🚀

Eu acabei até arquivando o repositório do projeto, para que ele permaneça simples como quando eu fiz a entrevisa, me lembrando para sempre que nem sempre você vai precisar da melhor técnica, design pattern, ou infraestrutura. Nem sempre temos as condições, as vezes o que precisamos é tirar o sonho do papel, sem medo de errar.

Meus agradecimentos 😗

Seria falta de sabedoria minha acreditar que tudo que tenho é por meritocracia. Não é nisso que acredito. Sou muito grato a Deus; aos meus pais, que sempre me deram estudos; e à pessoa que me avaliou, que acreditou no meu potencial apesar de eu saber tão pouco.

Nunca deixe de sonhar, querido leitor do TabNews, juntos vamos construir um pedacinho de internet mais massa.

Carregando publicação patrocinada...
2

Muito bom compartilhar a sua experiência para que outros se sintam motivados a seguir em frente. A frase "feito é melhor que perfeito" fez muito sentido e você conseguiu vencer um desafio, pode não ter sido 100% o que foi proposto pelo empregador, mas fez acontecer com o que você tinha. Nunca pare de agir dessa forma, porque isso fará com que você faça sempre mais, aprenda mais e conquiste mais.

Apenas retirava o "bobo" do título e deixava como "simples". Não foi uma ideia boba que te levou a ter a vaga, foi a sua capacidade de reagir a uma adversidade e o "bobo" não combina com o resultado. Simples é uma palavra que amamos quando atingimos uma senioridade maior. :)

2

É motivador e abre muito os horizontes ter um relato tão pé no chão, diversos relatos falam sobre fazer um milhão de coisas pra conseguir uma vaga mas esquecem que precisamos também admitir que não sabemos tudo, e é importante mostrar aquilo que sabemos sendo sinceros, se sabemos pouco, não devemos recuar, mas mostrar isso da melhor maneira possivel e com muita humildade, obrigada pelo relato, ajudou muito =)

2

Parabéns Nathan e muito obrigado por vir registrar aqui esse evento na sua vida! Obrigado pela citação do vídeo também 🤝 ao abrir ele não esperava que ele já tinha passado de 400 mil visualizações, foi muito legal ver isso também 👍

Em paralelo, fiquei curioso em saber qual o servidor SMTP você está usando para enviar os emails de fato. Lendo o source code da sua implementação, vi que está usando variáveis de ambiente para declarar o host, o que achei muito legal, porém isso me inibiu de descobrir qual o serviço utilizado 😂

2
1
1

Muito legal, Nathan! Obrigado por compartilhar isso conosco. Sem dúvidas seu depoimento vai servir de combustível para muitos iniciantes em programação.

1

Sensacional Nathan. Que experiência incrível.

A primeiro momento, eu não entendi muito a ideia, mas depois que eu entendi, eu achei surpreendente. Acredito que apesar de você não ter construido o projeto requisitado pelo recrutador, a aplicação que você criou foi genial.

Sinceramente, acredito que nunca pensaria nisso durante uma entrevista.