Como posso obter experiência para trabalhar se preciso trabalhar para obter experiência? 🤔
Esta é uma pergunta que muitos novos desenvolvedores fazem. Esta situação pode parecer paradoxal ou contraditória, mas você pode estar vendo isso pelo ângulo errado. Quando você está procurando trabalho e se depara com um emprego inicial que exige experiência na linguagem X ou no framework Y, você pode pensar que os requisitos do trabalho estão errados (e isso pode ser verdade), mas pode estar esquecendo que não precisa ser contratado para obter experiência, você só precisa aplicar seus conhecimentos em projetos reais.
Se você está no início de sua carreira, criar seus próprios aplicativos, sites e projetos de código aberto pode ser um excelente ponto de partida. Lembre-se de que você não precisa de uma ideia ou de um aplicativo perfeito. Você só precisa resolver um problema real sozinho, sem apenas copiar e colar códigos de cursos e tutoriais. Quando eu estava buscando minha primeira oportunidade de emprego, um projeto muito simples me ajudou muito. Chamava-se "easyforms" e permite ao usuário copiar um formulário html e colá-lo em seu site. Usando esse código ele poderia receber mensagens de contato por e-mail sem a necessidade de criar uma lógica de back-end.
Este é um projeto muito simples, que resolve um problema muito simples. Mas este não é o ponto. A questão é: fiz um projeto sozinho e essa mentalidade me ajudou a conseguir meu primeiro emprego.
Você também pode considerar contribuir para projetos de código aberto. Recentemente criei uma Action do GitHub que ajuda a paralelizar jobs no GitHub CI. Este também é um projeto muito simples, mas fiquei surpreso quando percebi que xterm.js, um grande projeto usado por ferramentas populares como VSCode, estava usando minha Action em seu CI. Isso foi muito gratificante e me mostrou mais uma vez que coisas simples podem ter um grande impacto.
Então o que eu quero dizer é continuar. Não pare se os empregos exigirem mais experiência. Continue perseguindo seu objetivo, valerá a pena.