[Relato pessoal] Minha primeira empresa ferrou com meu mental mas acelerou minha habilidade técnica
Eu estava vendo uns vídeos de bobeira recentemente na internet e me encontrei vendo um vídeo do Dev Erick onde ele fala como é a experiência dele trabalhando como Dev em início de carreira e aparenta ser tão saudável a forma como eles lidam com alguém ainda construindo a experiência como ele que fiquei pensando um pouco como foi meu início 5 anos atrás.
Eu comecei em uma startup pequena onde tínhamos como equipe de desenvolvimento eu e mais uns 5 outros. Era literal meu primeiro emprego. Eu vim daquela leva de bootcamps que ensinavam tudo de maneira generalista com expectativa de te colocar em um emprego com no mínimo R$3000 e farmar de ti uma dívida astronômica durante 4 anos. No meu caso funcionou pois eu ralei igual um condenado por 1 ano estudando cada minuto do meu dia até desgaste completo (não recomendo pois não é nada saudável). Estava em desespero e precisava urgentemente de dinheiro pois já estava me afundando em dívidas e meu dinheiro estava respirando por aparelhos, enfim o ponto não é esse.
No meu terceiro dia como programador nessa empresa eu já tive que resolver bug em produção que cliente estava reclamando e eu nem sabia por onde começar naquela code base de micro serviços distribuídos por tudo quanto é lado. “Webhooks? Como c*ralhos isso funciona e pra que serve isso?” Esse era o meu nível como programador naquela época e já estava tendo que resolver buchas sem tamanho. 3 dias depois da resolução desse bug eu subi um bug em produção que misturava dados de usuários em tudo que é conta e virou um inferno, não devo nem explicar o quanto isso é um erro grave né? 2 semanas depois já estava realizando query SQL direto no banco como forma de corrigir bugs de migrations com SQL nativo que inseriu dados errados, lembrando que eu nunca tinha escrito mais do que 20 linhas de SQL na minha vida até aquele momento.
Como vocês viram em menos de 1 mês eu tomei mais porrada como programador do que algumas pessoas em meses de carreira. Esse tipo de experiência foi uma constante pelos próximos 2 anos nesse trabalho. Cresci tecnicamente em uma velocidade absurda, porém meu mental era de estresse e auto cobrança constante.
Qual o objetivo desse relato? Bom como disse, eu vi o vídeo do Dev Erick e vi o quão aparentemente saudável era a experiência inicial dele como Dev comparada ao quão caótica foi a minha, por mais que eu tenha tido benefícios para minhas habilidades técnicas, também tive muitos downsides. Com isso em mente eu queria saber de vocês, quantos tiverem experiências como a do Dev Erick no início de carreira e quais foram os resultados dessa experiência para o futuro de vocês como dev? Vocês acham que experiências como a minha são comuns? Se sim, você acreditam que elas são importantes no início da carreira ou eu fui jogado no campo de batalha cedo demais e de maneira desnecessária?