Executando verificação de segurança...
5

[Relato pessoal] Minha primeira empresa ferrou com meu mental mas acelerou minha habilidade técnica

Eu estava vendo uns vídeos de bobeira recentemente na internet e me encontrei vendo um vídeo do Dev Erick onde ele fala como é a experiência dele trabalhando como Dev em início de carreira e aparenta ser tão saudável a forma como eles lidam com alguém ainda construindo a experiência como ele que fiquei pensando um pouco como foi meu início 5 anos atrás.

Eu comecei em uma startup pequena onde tínhamos como equipe de desenvolvimento eu e mais uns 5 outros. Era literal meu primeiro emprego. Eu vim daquela leva de bootcamps que ensinavam tudo de maneira generalista com expectativa de te colocar em um emprego com no mínimo R$3000 e farmar de ti uma dívida astronômica durante 4 anos. No meu caso funcionou pois eu ralei igual um condenado por 1 ano estudando cada minuto do meu dia até desgaste completo (não recomendo pois não é nada saudável). Estava em desespero e precisava urgentemente de dinheiro pois já estava me afundando em dívidas e meu dinheiro estava respirando por aparelhos, enfim o ponto não é esse.

No meu terceiro dia como programador nessa empresa eu já tive que resolver bug em produção que cliente estava reclamando e eu nem sabia por onde começar naquela code base de micro serviços distribuídos por tudo quanto é lado. “Webhooks? Como c*ralhos isso funciona e pra que serve isso?” Esse era o meu nível como programador naquela época e já estava tendo que resolver buchas sem tamanho. 3 dias depois da resolução desse bug eu subi um bug em produção que misturava dados de usuários em tudo que é conta e virou um inferno, não devo nem explicar o quanto isso é um erro grave né? 2 semanas depois já estava realizando query SQL direto no banco como forma de corrigir bugs de migrations com SQL nativo que inseriu dados errados, lembrando que eu nunca tinha escrito mais do que 20 linhas de SQL na minha vida até aquele momento.

Como vocês viram em menos de 1 mês eu tomei mais porrada como programador do que algumas pessoas em meses de carreira. Esse tipo de experiência foi uma constante pelos próximos 2 anos nesse trabalho. Cresci tecnicamente em uma velocidade absurda, porém meu mental era de estresse e auto cobrança constante.

Qual o objetivo desse relato? Bom como disse, eu vi o vídeo do Dev Erick e vi o quão aparentemente saudável era a experiência inicial dele como Dev comparada ao quão caótica foi a minha, por mais que eu tenha tido benefícios para minhas habilidades técnicas, também tive muitos downsides. Com isso em mente eu queria saber de vocês, quantos tiverem experiências como a do Dev Erick no início de carreira e quais foram os resultados dessa experiência para o futuro de vocês como dev? Vocês acham que experiências como a minha são comuns? Se sim, você acreditam que elas são importantes no início da carreira ou eu fui jogado no campo de batalha cedo demais e de maneira desnecessária?

Carregando publicação patrocinada...
4

Creio que nossa situação é parecida, fiz uma transição, era desenvolvedora de jogos e fui para desenvolvimento de sites, não sabia de nada, só o básico de hmtl/css e javascript. Simplesmente colocaram um projeto inteiro na minha mão, front, back, teste e deploy... demanda atrás de demanda, sinto que estou aprendendo, mas as vezes como agora (são 23:40 de um domingo) e estou resolvendo bugs. O que está me ajudando nesse tempo é Cristo, se não fosse Ele, eu já teria colapsado com tanta tarefa.

0
1

Esse lance do caos é muito bom pq molda muito, construindo um profissional excelente, claro que isso afeta de mais a mente e desgasta. Mas,caso consiga ter uma boa rede de apoio de familiares e amigos, ter uma rotina boa fora do trabalho, com certeza vai muito longe na carreira, essa mentalidade de enxergar que esse caos inteiro te torna mais forte no fim separa os homens dos meninos. E no fim a vida na terra surgiu para se adaptar ao Caos, qualquer outra forma de aprendizado sempre será inferior.

1

Eu no meu inicio de carreira tive a oportunidade de fazer parte , atraves de processo seletivo, a trabalhar como estagiario no tive de dev da prefeitura do meu municipio, e realmente foi incrivel, as pessoas estavam lá para o que era proposto para um estágio, ensinar, estava em contato com devs seniors o dia inteiro, ensiando sobre várias coisas, aprendi muito e em pouco tempo, e nunca foi desgastante, sempre ia feliz pro trabalho, e isso contou muito, em momentos complicados pessoais , eu literalmente consegui falar pro meu coordenador, no qual eu gostava muito, que eu estava mal por "x assunto" e ele falou que de boa, me deu umas dicas de como lidar com meu problema e disse que se precisasse ele estava ali, e isso fui muito muito legal, devido a esse tipo de situação eu sempre fui com muita vontade de entregar valor nas coisas que fazia e tentava sempre fazer as coisas do melhor jeito possivel, imagino que isso não ocorra em 99% dos locais de trabalho no geral.

Acho que ter experiencia em uma codebase complicada e cheia de dividas tecnicas e libs que nem existem mais no mercado sejam uma boa maneira de aprender, mas isso não precisa ser feito a ferro e fogo, a saude mental das pessoas é importante, é legal chegar no final do dia e querer voltar no outro, e não querer sumir por conta de 12389123047 de cobranças e coisas do tipo, o problema é a romantização desse tipo de esforço, tipo o pai que bate no filho porque apanhou do vô e acha que isso é o certo a se fazer porque assim ele aprendeu "bastante". Se pode ter outras experiencia que agreguem muito valor sem a necessidade de voce ficar exausto mentalmente.

Acho que tem lugares que ensinam bem de uma maneira mais "ferro e fogo" tipo a https://www.42network.org/ que tu começa com C e bash em vez de javascript skksks