Executando verificação de segurança...
2

Olá Maniero, você já pensou em alguma plataforma educacional?
pelo que você comentou, e tanto material que você tem no seu github, seria interessante criar um mini blog (mini stack-overflow bonitinho e facil de usar em portugues) catalogando e deixando que pesquisassem todo material, se precisar de ajuda me disponho a fazer parte de qualquer projeto, sem fins lucrativos, apenas aprendendo um pouco com você já seria um otimo pagamento.

Carregando publicação patrocinada...
3

Rapaz não sou o @maniero, mas digo que ele já publica diversas coisas e várias redes sociais e eu com certeza acompanharia ele em alguma iniciativa dele, tem muita qualidade e experiência envolvida aí. Acho que posso contribuir com isso aqui hehehe

2

Para que? Fala de criar um software e o conteúdo?

Criar uma para terceiros usarem?

Já. Tarde demais, tá cheio por aí. Acho que não é disso que você está falando.

Criar uma para mim?

Já. Dá muito trabalho para tão pouco uso. Prefiro investir o tempo no que conta mais. Pode não ser o que você está falando.

Usar uma para por meu conteúdo?

O que eu ganharia com isso?

A questão é que não quero dar aulas. Eu sei que muita gente entende que é isso que vou fazer, mas não é bem isso. Não quero ganhar dinheiro com isso, quero a liberdade de fazer oque eu bem entender. Se as pessoas gostarem, ótimo, caso contrário, está bom. Ganhar dinheiro exige muito compromisso e tenho outros planos para minha vida. A não ser que eu faça desonestamente, e eu não sei fazer assim.

A questão é um pouco mais complexa do que eu consigo explicar aqui e agora, mas está fora dos meus objetivos gerais. De qualquer forma, sempre aceito sugestões que possam ajudar a atingir meus objetivos, mesmo sem as pessoas saberem exatamente qual é (nem mesmo eu sei totalmente, vou experimentar) e que ajude as pessoas.

Eu gostaria de escrever um livro, bom, grande, mesmo eu escrevendo mal, mas certamente alguém me ajudaria. Mesmo isso é bastante compromisso e acho que não terei tempo. Quero fazer um projeto open source, meu projeto final de carreira, mas não sei se vai rolar.

Eu não estou prometendo fazer algo de qualidade, até porque eu acho que não sou uma pessoa de comunicação e tenho limitações nessa área. Eu tenho vontade e me esforço. Eu vou tentar não cometer muitos erros. Eles existirão, mas eu sou cuidadoso para tentar mostrar a real. Eu não vou cometer erros básicos que muitos profissionais experientes que eu vejo ensinando errado, mas não estou livre dos meus erros. É disso que eu falo de "programar corretamente", e sei que muita gente não vai gostar, as pessoas querem o que outros já oferecem, eu farei diferente, serei impopular. Só espero mexer com algumas pessoas, eu acho que tenho sorte de quem entender isso, se eu conseguir, sei que posso fracassar até nisso.

Terá um mini blog, vídeos e outras coisas, mas isso não é uma plataforma educacional. Sabe que um dos nomes que estou escolhendo nesse exato momento que passou pela minha listinha (sabe aqueles que vem em braninstroming de ideias?) seria "Não é Curso" :D :D :D

Eu já pensei em criar um SO, tenho experiência para ver os erros, bolei toda plataforma e  mais ou menos especifiquei e sei que daria conta bem do backend, só precisaria de ajuda com o frontend. Mas sabe o que falharia? Massa crítica. O SO só deu certo porque começou nas mãos dos 2 maiores blogueiros de dev do mundo. As pessoas não entendem isso. Eu estudei bem o assunto. De qualquer forma, a cultura brasileira não gosta de algo de muito estruturado e que pregue qualidade. O meu SO teria mais cara de Wikipedia do que SO, porque informação canônica deveria ser o que ajuda mais, só que seria mais autoral, mais flexível que a WP, mas mais rígida que o SO.

Infelizmente não terei tempo nem para estrturar tão bem o que eu pretendo. E esper o que nã od ê tão errado quando eu acho que pode dar, porque isso desanima. Mas não vou mudar para atender o desejo do público por completo, eu terei que ser eu, não consigo ser marketeiro em algo tão sério. Apesar de eu ser bem humorada, as pessoas não sabem disso lendo meus textos :D.

Obrigado pela disposição. Mantenha contato, veremos  o que dá para rolar, sem compromisso. Você foi o primeiro que falou isso. Eu ainda quero explicar melhor sobre tudo isso, mas é legal saber que tem pessoas que querem fazer mais que apenas consumidor (que já é algo importante). Eu quero que pelo menos as pessoas falem o que querem, eu vou tentar fazer, se eu gostar, de graça eu só quero fazer assim :) Por isso não quero cobrar.
Vou aproveitar para agradecer que já está ajudando, por exemplo com escolha do nome, e tem que se dispões me ajudar com vídeo porque sou um prego nisso, e tem que sempre me ajuda de forma geral em tudo o que eu faço e que nada sairia sem essa ajuda. Um dia se me permitirem os nomeio.

Deu para entender um pouco mais do que pretendo? Está chegando a data, mas ainda não tenho todo tempo para isso. Quero começar antes de dar os 40 anos cheio do meu início, onde começo, "oficialmente", mudar minha vida.

E obrigado por toda a postagem (apesar do hijacking :D) , é animador.

2

@maniero sua disposição para sempre estar trazendo boas respostas, com qualidade e experiência em jogo, com certeza seria muito bem refletido em qualquer iniciativa sua. Eu posso não estar no momento de apoiar mais avidamente em qualquer projeto que irá iniciar (ou já iniciou), mas com certeza eu acompanharia e se fosse um livro eu leria (como já disse em outro comentário aqui, um livro mudou minha forma de enxergar programação)!

3

Mas eu faço respostas correndo, nem acho boas, pelo menos a maioria :D É sério, uma ou outra eu tenho orgulho de ter feito. Tenho umas boas no SOpt, no começo eu dedicava para fazer bem. Além do que, minha saúde estava melhor.

Mas é claro que estou escrevendo mais para agradecer sua palavras. Sua ajuda já acontece e você nem sabe ;)

2

Rapaz, facilmente encontramos boas respostas suas aqui no TN, imagina nessas outras plataformas como o Quora ou o SO... no SO sei que tem mais de 15 anos, imagina só o que já não falou por lá ein hehehe

Sobre sua saúde desejo que melhore e fique bem!

Eu te agradeço mais uma vez por todo o conhecimento!

2

Top, seria interessante, já pensei em tentar ensinar e ajudar, video não seria problema para min, porem me falta maior conhecimentos para poder explicar algo, eu gosto de usar hub no final do nome, o meu nome por exemplo, é meu sobrenome + hub, por ser um eixo e generalista, por exemplo para alguma empresa, tem varios exemplos de conteudo generalista em um setor usando essa pegada, mas no que eu diria, seria mais um blog mesmo, não um SO todo estruturado e complexo, mas algo que fosse seguro e não caisse principalmente, mas que tivesse conteudo e redirecionamentos, tipo um mini blog direcionado a uma area, complexo tentar explicar isso via texto, mas um site, com topicos de cada nicho, um header com 3 topicos por exemplo (explicando minha visão bem superficialmente) com Desenvolvimento web back-end, Fundamentos da web, segurança digital, nesses 3 topicos teria muito conteudo e que pegava muito material geral no nicho web (web pegaria os aplicativos, redes sociais e por ai vai), nunca estudei outro tema, por isso falta de ideias pra propor.

1

Eu gosto também, eu quase registrei um assim, mas um amigo que entende mais falou que complicaria porque teria 3 conceitos no nome. Eu ia usar mais porque as duas palavras já estava tomada. Não achei um bom que só teria hub e mais outro conceito e que não ficasse estranho.

Muito embora o que eu vou fazer não é exatamente um hub, mas não me impediria totalmente :D

Obrigado pelas sugestões, vou colocar na mesa enquanto estiver criando a estrutura. De qualquer forma eu vou mudar e ir adpatando até chegar no que me deixa confortável e tente agradar um pouco.

O que eu sei é que não posso falar de tudo. E não sei se muita gente gostaria de fazer parte de um hub de verdade, eu já falei com várias pessoas, chega na hora a pessoa quer fazer algo sozinho, raro sair diferente.