Como se tornar um voluntário em projetos Open Source
"Contribuir para o open source pode ser uma maneira gratificante de aprender, ensinar e construir experiência em praticamente qualquer habilidade que você possa imaginar." (Open Source Guide)
Por que colaborar?
Ao ajudar aqueles que não têm o domínio do idioma, sendo o texto em português a única alternativa para aprender ou aprimorar algo, recebe em contrapartida a oportunidade de aprender, compartilhar conhecimento, ajudar outras áreas (vendas/marketing), treinar o inglês e conhecer pessoas interessantes ao redor do mundo.
É também uma forma de conhecer pessoas interessadas em áreas parecidas, ou mesmo mentores.
Não é necessário contribuir com o código ou mesmo trabalhar em projetos de software, basta apenas ajudar nas traduções dos manuais e glossários.
O que você precisa saber antes de começar
Você precisa criar uma conta no Github. Os projetos que irei comentar usam a plataforma Github como repositório.
No caso de não ter familiaridade com o git ou Github, você pode acessar diretamente a página oficial para os primeiros passos.
Se assistindo aos vídeos ficar mais fácil, eu recomendo o curso completo de Git e Github para iniciantes do Willian Justen, em português. Existem diversos outros, mas ele tem uma abordagem bem tranquila.
Antes de poder contribuir para qualquer dos projetos, Kubernetes ou Glossário CNCF, você precisará assinar o Contributor License Agreement. O CLA contem os termos sob os quais o conteúdo (como código-fonte ou documentação) é contribuído para o projeto. Lembrando que nem todos os projetos open source usam CLAs.
Se depois de tudo isso você ainda ficar com receio, o video mostra a primeira experiência dessa brasileira ao contribuir em um projeto open source.
Vamos aos projetos que estou envolvido e gostaria de ver você por lá.
Projeto Glossário CNCF
O Glossário Cloud Native tem por objetivo explicar os conceitos de aplicações nativas de nuvem em linguagem clara e simples, sem exigir nenhum conhecimento técnico prévio.
Há muitas maneiras de se tornar um colaborador desta comunidade. Você pode contribuir com novos termos ou ajudar a traduzir o glossário para o português. Qualquer pessoa pode contribuir, são múltiplas funções. Todas as contribuições são igualmente importantes e ajudam no crescimento da nossa comunidade brasileira.
Esse guia é um passo a passo, de como começar a contribuir, feito por um dos aprovadores do projeto de tradução para o português. Você também pode acessar a página oficial de como contribuir para mais detalhes, tais como estilos, boas práticas, etc.
Nesse link você pode visualizar todos os termos pendente de tradução. Mas não pára por aí, porque ainda existe o trabalho de atualização e adição de novos termos. A minha recomendação é que você se familiarize primeiro com o a dinâmica do projeto contribuindo com a tradução dos termos.
O repositório oficial do projeto no Github pode ser encontrado aqui.
Você também pode interagir diretamente com todas as pessoas envolvidas no canal #glossary-localization-portuguese no slack da CNCF. Lembre-se que o projeto é voluntário e vários colaboradores estão espalhados pelo mundo, ou seja, o tempo de resposta para os questionamentos pode demorar conforme a agenda e o fuso de cada envolvido.
Projeto Kubernetes website
A mesma filosofia se aplica aqui, ou seja, qualquer pessoa pode contribuir na documentação. Toda melhoria do conteúdo existente e tradução são bem vindos.
Porém, esse é um projeto interessante para começar aprendendo. É uma oportunidade ímpar de ajudar a comunidade e aprender um pouco mais sobre Kubernetes.
Nessa página você vai encontrar orientações de como contribuir com a documentação do Kubernetes.
Para facilitar ainda mais, o grupo de colaboradores criou essa planilha com mais orientações.
Também existe essa issue para indicar quem está trabalhando em que. Confesso que me assustei em um primeiro momento, porque ela é imensa e parece ser desordenada, mas funciona. Todos acompanham e interagem.
O repositório oficial do projeto no Github pode ser encontrado aqui
Você também pode falar diretamente com as pessoas envolvidas e com os diversos colaboradores canal #kubernetes-docs-pt no slack. Lembre-se novamente que, o projeto é voluntário e vários colaboradores estão espalhados pelo mundo, ou seja, o tempo de resposta pode demorar conforme a agenda e o fuso.