"Não é um mar de rosas"
Sei como é isso, a grande maioria das situções que passei para programação, é que tu faz tudo ou não presta para o serviço. Tu deve resolver todos os problemas para os clientes ou empresas. Eles nem querem saber de como vai ser feito, mas querem pronto e funcionado do dia para noite, e num estalar de dedos. Não querem saber de sentar junto com o desenvolvedor e explicar quais coisas querem de forma clara e que tenha no sistema, só vão falar quero assim ou assado e tchau. E a dificuldade maior é não respeitar prazos, horários, valores e também não querem nem fazer um contrato de uma folha descrevendo os dados do serviço, valores e funções do programador e do cliente para com o projeto. Também não querem assumir as responsabilidade de custos que o cliente estaria contratando e pagar o que devem para todos os serviços correlatos a servidores, dominios, programação e enfim tudo que o processo desenvolvido precisaria para funcionar. E mesmo assim, acham ruim e reclamam quando é necessário ajustar ou precisa falar de qualquer problemas que venham a acontecer no período do desenvolvimento e pós projeto. São poucos que são compreensivos e estão dispostos a ajustar o que for necessário para que ambas as partes se entendam, e terminam este serviço contratato e cada um posso seguir seu caminho.
E outra coisa mais espeficamente para programação: não se engane que vai só estudar uma única línguaguem de programação para isso ou aquilo (frontend,backend entre outras). Tem e existem muito mais coisas que vão aparecer e que são necessários ao desenvolvimento para cada parte, como "meio de ligação" para executar e ativar nas programações sitadas. Terão que ver e estudar qual melhor forma ou estrutura para se encaixar mais especificamente no funcionamento das funções e serviços do projeto.
Isso tudo aqui falado pode até parecer negativo, mas algumas pessoas dentro da programação podem estar passando pelas mesmas dificuldades, ou ainda vão passar por isso. Mas espero sinceramente que qualquer serviço possa correr sem maiores dificuldades e transtornos, tendo um bom retorno financeiro e pessoal para uma maior tranquilidade nos trabalhos futuros.