Executando verificação de segurança...
2

Realmente tem um certo grau de preconceito, sim. Mas vamos lá.

O que eu vejo em relação ao ensino de faculdade pública x particular é mais em relação ao tempo de estudos, digo, as horas acadêmicas rsrs. Enquanto em um curso de grade particular teríamos, sei lá, 3800 horas para concluir um bacharel, em universidades públicas, aquelas que você estuda em um período integral, demoraria o dobro.

Tentando resumir, com essas horas acadêmicas a mais, dá pra você se preocupar com matérias mais casuais e que fundam bem uma base para um profissional de tecnologia. Cursos de Ciência da computação, por exemplo, tem uma forte base de cálculo, assim também como engenharias. Essas matérias, os fundamentos matemáticos, ajudam a entender melhor como funcionam as coisas por trás da computação (afinal, é exatas né rsrs). Enquanto que em faculdades particulares, geralmente a carga horária é muito reduzida, o que impossibilita fortalecer essas "bases" matemáticas, que vai te preparar para atuar em várias áreas, como computação gráfica, Inteligência Artificial, jogos 3D, que precisam de muita física, entre outras coisas.

Mas um alerta eu faço. Não adianta NADA aprender matemática e não saber pra que serve e COMO aplicar uma estrura de dados. E isso é o legal da T.i, meu irmão.. Algorítmos são algoritmos, estrutura de dados são estruturas de dados, os fundamentos da engenharia de software são os MESMO. Eu até vejo semelhança em grade curricular de alguns faculdades públicas renomadas em relação a faculdades particulares, o que muda mesmo são os 2 primeiros anos, que, enquanto na pública, nos primeiro anos você vai ter matemática de cálculo, física, probabilidade e estatística. Na particular você aprende o básico já de fundamentos de engenharia de software, fundamentos de sistemas de informação, entre outras coisas mais relacionadas à T.i. Mas nas duas tem programação orientada a objetos, redes de computadores, compiladores, gestão de T.i, segurança da informação, engenharia de software. Enfim, sem esses fundamentos não adianta, vai sofrer rsrs, porque se for se apegar apenas a matemática dos 2 primeiros anos de uma pública, é melhor dar aula de matemática do que ficar construindo telinhas, né? kkk (brincadeira).

Grande abraços e bons estudos !

Carregando publicação patrocinada...