Executando verificação de segurança...
3

Meu bom, não tem pra onde correr kkkkk. Sou desenvolvedor C# / Plataforma .NET Core, e vou te falar, a microsoft está incentivando ainda mais (a cada dia) a cultura DevOps para desenvolvedores backend. Isso tem haver com produtividade e qualidade no produto final, eu acho válido, mas fique tranquilo, são coisas totalmente diferente, digo, você SER um DevOps, e você entender minimamente a cultura DevOps (que é o que um Desenvolvedor Backend deve saber hoje), ah sim, além de aprender linux, porque né meu bom.. kk não tem jeito, se estiver no Windows configure seu ambiente WSL2 e vapo.

Recomendo buscar conteúdos na Azure, na própria Microsoft mesmo, tem bastante conteúdo relacionado a essa área. Plataformas como AWS cloud também tem bastante coisas de DevOps por lá. Acostume-se com coisas relacionadas a Pipelines, Cluster, Microsserviços, Docker / Kubernets, CI / CD, Agile Culture: Scrum, Kanban, etc. Mas isso vai variar de empresa para empresa, como você já testemunhou ai rsrsrs.

Enfim, não tem outro jeito, é estudar meu bom, Microsoft tem muito conteúdo free, tem uma página no instagram que é de memes(@Devopszoeiro), mas você pode ir no Linktree deles (lá tem várias iniciativas para aprender coisas sobre DevOps totalmente gratuitas), além de uma outra página chamada Coffops. Enfim, são muitas formas de aprender a cultura DevOps, não acho que tem uma forma totalmente "CORRETA" de começar, eu acho importante entender e saber como aplicar. Agora para o caso de um desenvolvedor, isso só vai vir com maturidade do produto, e do próprio desenvolvedor, o que é o seu caso, chegou a sua hora, agora é só fazer bonito.

Boa sorte, espero ter ajudado. Grande abraço !

Carregando publicação patrocinada...
2

Cara muito obrigado! Sempre ouvi que as próprias plataformas ensinam sobre os próprios produtos, mas sempre pensei que era algo pago. Obrigado pelo direcionamento!

1

Acho que está cada dia mais propício desenvolvedores atuarem como papeis de Dev Full cycle, ou seja, manter aplicação de ponta a ponta, não só escrever o código de uma feature nova que está saindo, mas fazer mais além disso. Monitorar aplicações, configurar aplicações na pipeline, dentre outras coisas e isso acaba exigindo devs terem um perfil voltado a devops

2