Estimativa de tarefas que funciona bem para maioria dos times scrum
Se você tem um time que utiliza scrum com sprints regulares ou deseja implementar isso no seu time, essa tecnica de pontuação pode te ajudar a ter estimativas mais corretas e precisas.
-
A primeira coisa seria entender que essa técnica é baseada em na sequência Fibonacci, então os numeros disponíveis para a estimativa será sempre a soma dos dois numeros anteriores
- ex: 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21...
-
A segunda coisa é entender o que cada numero representa:
- 1 a 2: Tarefas muito simples que não exigem deploy, normalmente envolve até 1h.
- 3: Tarefas que necessitam de um deploy mas são simples como alterar a cor de um botão.
- 5: Tarefas que podem levar até 3 dias.
- 8: Tarefas que podem levar até 6 dias.
- 13: Tarefas mais complexas que podem levar até uma sprint inteira.
- 21: Tarefas muito complexas que podem envolver mais pessoas e levar uma sprint ou mais.
-
Observações:
- Essas pontuações são uma realidade para sprits de 15 dias, não tenho ideia de como se comportaria para sprints maiores mas entendo que é possível adaptar.
- As pontuações são baseadas na participação de um unico dev envolvido na tarefa, para envolver mais pessoas, consideramos aumentar a pontuação para deixar claro que mais pessoas da equipe estão debruçadas sob aquele ponto.
-
Plannig Poker:
- Muitos times usam essa técnica para achar a pontuação mais adequada
- Imaginando que seu time possua 4devs e estão discutindo sobre a tarefa 'X':
- primeiro vão para um local onde podem votar sem q o outro veja a pontuação que você acha adequada até todos votarem (há muitos sites que fazem isso)
- depois, todas 4 pontuações são reveladas
- pegamos a pessoa que colocou a pontuação mais alta (exemplo: 13) e pedimos para ela justificar porque acha que aquela tarefa vale 13 pontos.
- pegamos a pessoa que colocou a pontuação mais baixa (exemplo: 5) e pedimos para ela justificar porque acha que aquela tarefa vale 5 pontos
- Feitas as justificativas, os membros da equipe devem seder para um lado, nesse caso para o lado que conseguiu justificar melhor a sua estimativa e é essa estimativa que vai valer no final.