Eu consigo te dar uma dica de como estruturar seu processo. Faça perguntas objetivas chave, por exemplo, comece perguntando: "O que eu quero?"
Essa simples pergunta te dará um panorama do que você espera e já te trará algumas ideias, existem inúmeras outras perguntas chaves que você pode adotar nesse processo:
-
Quais caminhos comuns eu conheço que costumam resultar no que eu tô querendo pra esse problema? (As vezes aqui você identifica que o problema tem a cara de uma busca por largura por exemplo)
-
Eu posso dividir esse objetivo meu em objetivos menores?
-
Pra construir esse algoritmo, quais rotinas ou funções eu devo ter? (Se envolve uma busca por largura e árvores binárias, como eu adapto a construção de cada um desses caras pra minha situação?)
Repare que pode ser um processo que ao desmembrar um objetivo grande em objetivos menores, você pode iterar as perguntas chaves.
Escreva num papel mesmo. Em forma de fluxograma o que você tem que fazer e quando começar a por a mão na massa, crie uma checklist pra que você saiba o que tem que fazer e o que já fez. As coisas se tornarão menos caóticas!